Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32742
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
CAPITULO_TrocasExperienciasCampo.pdf442,97 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Trocas de experiências no campo da contação de histórias: colaboração e oralidade no ambiente digital do Youtube
Auteur(s): Santos, Elijance Marques dos
Gerlin, Meri Nadia Marques
Assunto:: Contação de histórias
Oralidade
Contadores de histórias
Ambiente virtual
YouTube
Date de publication: 2018
Editeur: Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e do Departamento de Biblioteconomia da UFES
Référence bibliographique: SANTOS, Elijance Marques dos; GERLIN, Meri Nadia Marques. Trocas de experiências no campo da contação de histórias: colaboração e oralidade no ambiente digital do Youtube. In: GERLIN, Meri Nadia Marques (Org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. p. 133-158. (Coleção No balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 2). Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/32742>. Acesso em: 03 out. 2018.
Résumé: Com a digitalização tão presente no século XXI e o avanço tecnológico desenfreado, os seres humanos estão se mostrando capazes de uma adaptação muito rápida, respondendo as alterações com um ajuste deveras fugaz que muitos sequer percebem. Há contadores de histórias contemporâneos que utilizam a plataforma YouTube, entre outras ferramentas de trabalho, criando, especificamente com esta, canais para difundir suas produções e compartilhar experiências sobre a sua prática profissional. É uma forma fascinante de preservar memórias e manter viva a tradição de contar histórias com as ferramentas disponíveis na atualidade. Perante esse contexto, em nossa pesquisa, objetivamos identificar a importância de espaços de divulgação e trocas de experiências possibilitadas em redes digitais, ao enfocar a utilização do YouTube como uma ferramenta de colaboração dos contadores de histórias no ambiente virtual. Classificando-se como pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos a investigação recebe a contribuição da pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Ao envolver a participação dos pesquisadores em reuniões e grupos de estudos sobre a contação de histórias, bem como, a aplicação de um questionário, perceberam-se as competências necessárias e a usabilidade do YouTube no campo da contação de histórias. Obteve-se, com isso, informações mais palpáveis acerca das conveniências, vantagens e serventia dessa ferramenta no ambiente digital.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32742/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.