http://repositorio.unb.br/handle/10482/32666
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_EdsonSantosdaSilva.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Dinâmicas urbanas e operações aeroportuárias : estudo do Aeroporto de Congonhas/SP |
Otros títulos : | Urban dynamics and airport operations : Congonhas Airport-SP study |
Autor : | Silva, Edson Santos da |
Orientador(es):: | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz |
Assunto:: | Aeroportos Aeroportos - São Paulo Urbanismo Aeroportos - legislações |
Fecha de publicación : | 18-sep-2018 |
Data de defesa:: | 16-abr-2018 |
Citación : | SILVA, Edson Santos da. Dinâmicas urbanas e operações aeroportuárias: estudo do Aeroporto de Congonhas/SP. 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A partir da segunda guerra mundial houve um salto na indústria da aviação em todo o mundo. No Brasil as transformações e investimentos no setor datam de 1927 com o voo inaugural da primeira empresa Brasileira de aviação civil, um consorciado VARIG e o Sindicado Condor, então Cruzeiro do Sul. Nesse mesmo período foram construídos os primeiros aeroportos que, inicialmente, fixaram-se nas periferias das cidades afastados dos conglomerados urbanos. Entretanto, com o êxodo rural e o crescimento urbano, a começar da década de 1950, o entorno do equipamento aeroportuário passou a tornar-se densamente povoado, por consequência, usos e ocupações incompatíveis com as atividades aeroportuárias irrompem ao chamado encroachment, isto é, a invasão de determinados espaços, sujeitando uma significativa parcela da população a efeitos negativos, como a exemplo dos ruídos oriundos das operações aeroportuárias. Em meio as constantes dinâmicas do crescimento urbano e o aumento das operações aeroportuárias a partir de 1970, tornaram-se imprescindíveis as orientações legais que levassem à integração entre as atividades aeroportuárias e as ocupações em seu entorno. Este trabalho levanta os conflitos entre as legislações aeroportuárias e urbanas buscando identificar incompatibilidades, e ausências de instrumentos de modo a gerar possibilidades de gestão eficaz do espaço urbano viabilizando os equipamentos aeroportuários. A pesquisa visa orientar a integração entre legislações visando o pleno desenvolvimento urbano e aeroportuário. |
Abstract: | Since World War II there has been a leap in the aviation industry all over the world. In Brazil, the transformations and investments in the sector date from 1927 with the inaugural flight of the first Brazilian civil aviation company, a consortium VARIG and the Syndicate Condor, then Cruzeiro do Sul. During that same period the first airports were built, are located on the outskirts of cities far from urban conglomerates. However, with the rural exodus and urban growth, beginning in the 1950s, the surroundings of airport equipment became densely populated, consequently, uses and occupations incompatible with airport activities erupt into the so-called encroachment, that is, the invasion of certain spaces, subjecting a significant portion of the population to negative effects, such as noise from airport operations. Amidst the constant dynamics of urban growth and the increase in airport operations since 1970, legal guidelines that led to the integration of airport activities and occupations in its environment became essential. This work raises the conflicts between the airport and urban laws, trying to identify incompatibilities, and absences of instruments in order to generate possibilities of effective management of the urban space, making feasible the airport equipment. The research aims to guide the integration between legislation aiming at full urban and airport development. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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