Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30842
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TinoSehgalSite.pdf739,01 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
Autre(s) titre(s): Tino Sehgal, site-specifics performances and institutions of art
Auteur(s): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto:: Performance (Arte)
Museus de arte
Date de publication: avr-2017
Editeur: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 29, p. 63-77, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000100063&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128322.
Résumé: O objetivo deste artigo é debater a produção artística de Tino Sehgal enquanto site-specifics performances produzidas em instituições museológicas convencionais. Para tanto, operamos com as noções de sítio e contexto, tomando o museu como componente da obra, e não sua exterioridade. Dois operadores são observados em nossas reflexões. O primeiro é a ativação do público do museu como participante privilegiado da obra, dentro de uma pedagogia museal singular. O segundo é o controle sobre os registros das obras pelo artista, enquanto parte da ação poética e, simultaneamente, ação política debruçada sobre economias simbólicas complexas, pois coloca em evidência a relação entre obras, artistas, discursos mediadores e o público.
Abstract: The purpose of this article is to discuss the artistic production of Tino Seghal while site-specifics performances produced in conventional museological institutions. For this we operate with the notions of site and context, taking the museum as a component of the work, not its exteriority. Two operators are observed in our reflections. This first is the activation of the museum’s public as a privileged participant of the work, within a singular museum pedagogy. The second is the control over the records of the works by the artist as part of the poetic action and, simultaneously, political action focused on complex symbolic economies, as it highlights the relationship between works, artists, mediator speeches and the public.
Licença:: ARS (São Paulo) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000100063&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128322
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30842/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.