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ARTIGO_TrajetoriaAssistenciaEstudantil.pdf | 295,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira |
Outros títulos: | The trajectory of student assistance in Brazilian higher education |
Autor(es): | Imperatori, Thaís Kristosch |
Assunto: | Assistência estudantil Ensino superior Assistência social |
Data de publicação: | Mai-2017 |
Editora: | Cortez Editora Ltda |
Referência: | IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 129, p. 285-303, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282017000200285&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.109. |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é problematizar a trajetória histórica dessa política no Brasil até a implementação do PNAES. A partir de pesquisa bibliográfica, será analisada a definição de assistência estudantil, situada entre a assistência social e a educação. Também será analisado seu reconhecimento enquanto direito social e política pública. Espera-se contribuir para a discussão, tendo em vista a escassez de estudos nessa temática. |
Abstract: | This article introduces the main results of the theoretical production study about student assistance; therefore, it characterizes itself as a state-of-the-art research. We understand that student assistance - as a public policy - is a process in construction, which requires continuity, perfectioning and qualification, so as to answer to the diversity of the student issues and to contribute effectively for higher education to be, indeed, everyone´s right. |
Licença: | Serviço Social & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282017000200285&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.109 |
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