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Título: Determinação da orientação estratégica do Polo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro
Outros títulos: Determination of strategic orientation of the Alto Vale do Rio Negro Furniture Pole
Autor(es): Loper, Ailson Augusto
Almeida, Alexandre Nascimento de
Silva, João Carlos Garzel Leodoro da
Ângelo, Humberto
Assunto: Indústria de móveis
Concorrência
Planejamento empresarial
Data de publicação: Jan-2016
Editora: Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Referência: LOPER, Ailson Augusto et al. Determinação da orientação estratégica do Polo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro. Floresta e Ambiente, Seropédica, v. 23, n. 1, p. 70-79, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000100070&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. Epub Feb 19, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.038113.
Resumo: O objetivo do trabalho é caracterizar e identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro a partir das três estratégias genéricas propostas por Porter (1980): baixo custo, diferenciação e foco. A identificação das estratégias foi por meio da aplicação de questionário e análise de correspondência. Em geral, as empresas do polo são exportadoras, de médio ou pequeno porte, produzem móveis residenciais, retilíneos sob encomenda ou de forma seriada. A análise dos dados evidenciou que o grupo de moveleiras analisadas não apresenta uma estratégia genérica pura, pois as estratégias de baixo custo e diferenciação foram consideradas igualmente importantes. Verificou-se que as firmas com maior parte da sua produção voltada para o mercado externo adotam a estratégia de baixo custo e as moveleiras de grande porte perseguem a estratégia de baixo custo e diferenciação simultaneamente.
Abstract: The objective is to identify and characterize the competitive strategy developed by the furniture production center of the Alto Vale do Rio Negro from the three generic strategies proposed by Porter (1980): low cost, differentiation and focus. The identification of strategies was through a questionnaire and correspondence analysis. In general, companies are exporters, medium-sized or small, producing residential furniture, custom straight or serially. Data analysis showed that the group of companies analyzed does not have a generic pure strategy because the differentiation and low cost strategies were considered equally important. It was found that the companies with most of their production for foreign markets adopting a low cost strategy and large companies pursuing a strategy of differentiation and low cost simultaneously.
Licença: Floresta e Ambiente - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000100070&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 dez. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.038113
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