Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/30127
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CriatividadeMotivacaoAprender.pdf661 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
ARTIGO_CreativityMotivationLearn.pdf664,16 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Criatividade, motivação para aprender, ambiente familiar e superdotação : um estudo comparativo
Autre(s) titre(s): Creativity, motivation to learn, family environment, and giftedness : a comparative study
Auteur(s): Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Criatividade
Aprendizagem
Superdotação
Família
Date de publication: 2016
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: FLEITH, Denise de Souza. Criatividade, motivação para aprender, ambiente familiar e superdotação: um estudo comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne211, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500203&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne211. ___________________________________________________________________________________________________________________________
FLEITH, Denise de Souza. Creativity, motivation to learn, family environment, and giftedness: a comparative study. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne211, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500203&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne211.
Résumé: Este estudo comparou alunos superdotados e não superdotados em relação à percepção do clima de sala de aula para criatividade, do ambiente familiar e motivação para aprender. Participaram 107 alunos de 4a série do Ensino Fundamental. Entre eles, 41 frequentavam um programa de atendimento ao aluno superdotado. Três instrumentos foram empregados: Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula, Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e Escalas de Qualidade de Interação Familiar. Diferenças entre os alunos superdotados e não superdotados foram observadas no que diz respeito à percepção do clima de sala de aula e à motivação para aprender. Ambos os grupos avaliaram satisfatoriamente o ambiente familiar.
Abstract: This study compared gifted and non-gifted students with respect to the perception of classroom climate for creativity, family environment, and motivation to learn. The 107 participants were 4th grade students. Among them, 41 attended a program for gifted students. Three instruments were administered: the Classroom Climate for Creativity Scale, the Evaluation of Elementary School Students’ Motivation to Learn Scale, and Quality of Family Interaction Scales. Differences between gifted and non-gifted students were noted regarding the perception of classroom climate for creativity and motivation to learn. Both groups evaluated positively the family environment.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010237722016000500203&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne211
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30127/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.