Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29438
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_MulheresNegrasReligiosidades.pdf1,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Autre(s) titre(s): Black women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema
Auteur(s): Montoro, Tânia Siqueira
Ferreira, Ceiça
Assunto:: Mulheres negras
Cinema - Brasil
Date de publication: 2014
Editeur: Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
Référence bibliographique: MONTORO, Tania; FERREIRA, Ceiça. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 145-159, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2019.
Résumé: Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.
Abstract: This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)
Licença:: Galáxia (São Paulo) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29438/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.