Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29438
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_MulheresNegrasReligiosidades.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Outros títulos: Black women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema
Autor(es): Montoro, Tânia Siqueira
Ferreira, Ceiça
Assunto: Mulheres negras
Cinema - Brasil
Data de publicação: 2014
Editora: Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
Referência: MONTORO, Tania; FERREIRA, Ceiça. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 145-159, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2019.
Resumo: Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.
Abstract: This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)
Licença: Galáxia (São Paulo) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.