Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AvaliacaoFormativaPsicologia.pdf282,73 kBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
Other Titles: Formative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysis
Evaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucional
Authors: Queiroga, Fabiana
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
Assunto:: Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
Issue Date: 2009
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation: QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Abstract: Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
Abstract: Text books for undergraduation are seldom the focus of formative evaluation. The goal of this study was to develop and validate for the Brazilian context an instrument for data collection in formative evaluation. Brazil has scarce attempts of this nature. Participants of the study were psychology and management undergraduate students in a federal public university. Data collected with these participants were submitted to an exploratory factor analysis and the results have pointed out evidences of construct validity. The instrument may be useful for the evaluation of instructional materials. This study may contribute for the strengthening of the process of formative evaluation of teaching materials.
Resumen: Libros de texto para la enseñanza superior muy raramente son objeto de evaluación formativa. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar para el contexto brasileño un instrumento para la captación de datos de evaluación formativa, visto que en Brasil aún son escasos los intentos de aplicación de evaluaciones de esa naturaleza. Se contó con la participación de dos grupos de estudiantes de la graduación del curso de Psicología y dos del curso de Administración de una universidad pública federal. Después de ser sometido a un análisis factorial exploratorio, el instrumento presentó indicadores psicométricos que señalaron evidencias de validez de constructo, siendo útil para la evaluación de materiales de instrucción. Se espera que este estudio pueda contribuir con el fortalecimiento del proceso de evaluación formativa de materiales didácticos en el contexto brasileño.
Licença:: Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27558/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.