Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27558
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoFormativaPsicologia.pdf282,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroga, Fabianapt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Rodrigo Araújo dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:15Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:15Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27558-
dc.description.abstractLivros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucionalpt_BR
dc.title.alternativeFormative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysis-
dc.title.alternativeEvaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucional-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMateriais didáticospt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011pt_BR
dc.description.abstract1Text books for undergraduation are seldom the focus of formative evaluation. The goal of this study was to develop and validate for the Brazilian context an instrument for data collection in formative evaluation. Brazil has scarce attempts of this nature. Participants of the study were psychology and management undergraduate students in a federal public university. Data collected with these participants were submitted to an exploratory factor analysis and the results have pointed out evidences of construct validity. The instrument may be useful for the evaluation of instructional materials. This study may contribute for the strengthening of the process of formative evaluation of teaching materials.-
dc.description.abstract2Libros de texto para la enseñanza superior muy raramente son objeto de evaluación formativa. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar para el contexto brasileño un instrumento para la captación de datos de evaluación formativa, visto que en Brasil aún son escasos los intentos de aplicación de evaluaciones de esa naturaleza. Se contó con la participación de dos grupos de estudiantes de la graduación del curso de Psicología y dos del curso de Administración de una universidad pública federal. Después de ser sometido a un análisis factorial exploratorio, el instrumento presentó indicadores psicométricos que señalaron evidencias de validez de constructo, siendo útil para la evaluación de materiales de instrucción. Se espera que este estudio pueda contribuir con el fortalecimiento del proceso de evaluación formativa de materiales didácticos en el contexto brasileño.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.