Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27484
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
a02v25n3.pdf344,39 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Sistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e aprendizagem centrada no aluno
Personalized System of Instruction, Distance Learning, and student-centered learning
Auteur(s): Todorov, João Claudio
Moreira, Márcio Borges
Martone, Ricardo Corrêa
Assunto:: Educação
Sistema personalizado de ensino
Educação à distância
Date de publication: 2009
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: Psic.: Teor. e Pesq.,v.25,n.3,p.289-296,2009
Résumé: O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia.
Personalized System of Instruction (PSI), broadly employed in the 1970's, and Distance Learning (DL) are teaching methodologies that differ from the traditional models of education, in which the critical core of information transmission is the teacher. This work presents the main features of both PSI and DL, highlighting their similarities. Studies in which PSI and DL were used together are described, and the advantages of this junction are discussed. It is suggested, at the end of this work, that using PSI and DL together may be a viable way of dissemination and democratization of quality education, based on empirical evidence of its effectiveness.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27484/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.