Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26480
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessosComunicacionaisCultura.pdf239,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
Outros títulos: Young culture communication processes in cyberspace social net
Autor(es): Dias, Ângela Álvares Correia
Assunto: Educação
Tecnologia
Cultura
Data de publicação: 2005
Editora: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Referência: DIAS, Ângela Correia. Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço. Educar em Revista, n. 26, p. 131-145, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.
Resumo: A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.
Abstract: The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Educar em Revista - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.388
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.