http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoFundamentalPapel.pdf | 92,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
Outros títulos: | Basic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school context |
Autor(es): | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de Alves, Paola Biasoli |
Assunto: | Processo de ensino - aprendizagem Motivação Professores e alunos Professores - formação |
Data de publicação: | 2005 |
Editora: | Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
Referência: | OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
Resumo: | Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar. |
Abstract: | This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion. |
Licença: | Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.