Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoFundamentalPapel.pdf92,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista dept_BR
dc.contributor.authorAlves, Paola Biasolipt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:42:34Z-
dc.date.available2017-12-07T04:42:34Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26464-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeBasic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school context-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMotivaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010pt_BR
dc.description.abstract1This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.