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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26417
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Titre: Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais : por uma articulação teórica e metodológica
Autre(s) titre(s): Psychological development, semiotic mediation and social representations : towards a theoretical and methodological integration
Auteur(s): Fávero, Maria Helena
Assunto:: Mediação semiótica
Representações sociais
Paradigmas pessoais
Atos de fala (Linguística)
Date de publication: avr-2005
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: FÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
Résumé: Este artigo propõe a articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos num contexto psicológico e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos num contexto sociocultural. Para tanto, procura-se recuperar alguns fundamentos para a rejeição à dicotomia mente-corpo, explorar as implicações desta rejeição e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica e a teoria das representações sociais. Propõe-se, então, tanto teórica como metodologicamente, uma síntese psicosocial para a psicologia do desenvolvimento, por meio da integração da análise dos atos da fala para o estudo dos paradigmas pessoais, da tomada de consciência e do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo.
Abstract: This paper attempts to analyze the integration of subjective, developmental and cognitive aspects of semiotic processes in a psychological context with the historical, institutional, and ideological grounding of sign systems in the sociocultural context. In this analysis, arguments against the mind/body dichotomy are reviewed, their implications examined and relations between the process of semiotic mediation and the theory of social representations are established. A psychosocial synthesis, providing both theoretical and empirical guidelines for Developmental Psychology, is proposed.. This is carried out through the integration of the analysis of speech acts in the study of personal paradigms, processes of developing conscious awareness and cognitive and metacognitive development.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004
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