http://repositorio.unb.br/handle/10482/26417
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Titre: | Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais : por uma articulação teórica e metodológica |
Autre(s) titre(s): | Psychological development, semiotic mediation and social representations : towards a theoretical and methodological integration |
Auteur(s): | Fávero, Maria Helena |
Assunto:: | Mediação semiótica Representações sociais Paradigmas pessoais Atos de fala (Linguística) |
Date de publication: | avr-2005 |
Editeur: | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | FÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. |
Résumé: | Este artigo propõe a articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos num contexto psicológico e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos num contexto sociocultural. Para tanto, procura-se recuperar alguns fundamentos para a rejeição à dicotomia mente-corpo, explorar as implicações desta rejeição e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica e a teoria das representações sociais. Propõe-se, então, tanto teórica como metodologicamente, uma síntese psicosocial para a psicologia do desenvolvimento, por meio da integração da análise dos atos da fala para o estudo dos paradigmas pessoais, da tomada de consciência e do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo. |
Abstract: | This paper attempts to analyze the integration of subjective, developmental and cognitive aspects of semiotic processes in a psychological context with the historical, institutional, and ideological grounding of sign systems in the sociocultural context. In this analysis, arguments against the mind/body dichotomy are reviewed, their implications examined and relations between the process of semiotic mediation and the theory of social representations are established. A psychosocial synthesis, providing both theoretical and empirical guidelines for Developmental Psychology, is proposed.. This is carried out through the integration of the analysis of speech acts in the study of personal paradigms, processes of developing conscious awareness and cognitive and metacognitive development. |
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DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004 |
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