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ARTIGO_DesenvolvimentoPsicologicoMediacao.pdf125,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:42:25Z-
dc.date.available2017-12-07T04:42:25Z-
dc.date.issued2005-04pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26417-
dc.description.abstractEste artigo propõe a articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos num contexto psicológico e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos num contexto sociocultural. Para tanto, procura-se recuperar alguns fundamentos para a rejeição à dicotomia mente-corpo, explorar as implicações desta rejeição e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica e a teoria das representações sociais. Propõe-se, então, tanto teórica como metodologicamente, uma síntese psicosocial para a psicologia do desenvolvimento, por meio da integração da análise dos atos da fala para o estudo dos paradigmas pessoais, da tomada de consciência e do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais : por uma articulação teórica e metodológicapt_BR
dc.title.alternativePsychological development, semiotic mediation and social representations : towards a theoretical and methodological integration-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMediação semióticapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordParadigmas pessoaispt_BR
dc.subject.keywordAtos de fala (Linguística)pt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004pt_BR
dc.description.abstract1This paper attempts to analyze the integration of subjective, developmental and cognitive aspects of semiotic processes in a psychological context with the historical, institutional, and ideological grounding of sign systems in the sociocultural context. In this analysis, arguments against the mind/body dichotomy are reviewed, their implications examined and relations between the process of semiotic mediation and the theory of social representations are established. A psychosocial synthesis, providing both theoretical and empirical guidelines for Developmental Psychology, is proposed.. This is carried out through the integration of the analysis of speech acts in the study of personal paradigms, processes of developing conscious awareness and cognitive and metacognitive development.-
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