Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23135
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_EspacoBrincarRotina.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil
Autor : Vieira, Andreia dos Santos Gomes
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Silva, Elisvânia Amaro da
Assunto:: Brincadeiras
Educação de crianças
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Faculdade de Educação - UnB
Citación : VIEIRA, Andreia dos Santos Gomes; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; SILVA, Elisvânia Amaro da. O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 118-124. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017.
Resumen : Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Descripción : Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.
Licença:: Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
metadata.dc.relation.isbasedon: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23135/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.