Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Vieira, Andreia dos Santos Gomes | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Elisvânia Amaro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T14:36:29Z | - |
dc.date.available | 2017-03-29T14:36:29Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Andreia dos Santos Gomes; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; SILVA, Elisvânia Amaro da. O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 118-124. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23135 | - |
dc.description | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação
na organização da rotina que ainda tem, como
foco, a figura do professor. | en |
dc.description.abstract | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que
se refere à presença da ludicidade no espaço
escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Faculdade de Educação - UnB | en |
dc.relation.isbasedon | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil | en |
dc.type | Trabalho | en |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.rights.license | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|