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Title: Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
Other Titles: Avatars of Prometheus : two decades of evaluation and regulation of the educational policies
Authors: Yannoulas, Silvia Cristina
Oliveira, Talita Santos de
Assunto:: Política educacional
Regulação
Avaliação
Issue Date: Jan-2013
Publisher: Faculdade de Educação - UnB
Citation: YANNOULAS, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Talita S. de. Avatares de Prometeu: Duas Décadas de Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n.38, p. 71-88, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8920/6697>. Acesso em: 20 dez. 2016.
Abstract: O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da avaliação como instrumento fundamental na implementação de reformas educacionais contemporâneas. Primeiramente, sistematiza a utilização do conceito de Estado avaliador na literatura recente. Em segundo lugar, discute a utilização da teoria da regulação para a análise das políticas e sistemas educacionais. Finaliza comentando a utilização do conceito de Estado avaliador e da teoria da regulação pela literatura brasileira recente sobre políticas educacionais.
This study presents a review of the literature about the development of evaluation as a fundamental tool in the implementation of contemporary educational reforms. Firstly, it systematizes the use of the concept of Evaluative State in the recent literature. Secondly, it discusses the use of Regulation Theory for the analysis of educational policies and systems. It concludes by commenting on the use of the concept of Evaluative State and Regulation Theory in the recent Brazilian literature on educational politics.
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