http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CondicoesEmergenciaSindicalismo.pdf | 759,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Condições de emergência do sindicalismo docente |
Otros títulos : | Conditions for the emergence of teachers' labor unions |
Autor : | Dal Rosso, Sadi Cruz, Hélvia Leite Rêses, Erlando da Silva |
Assunto:: | Sindicalismo docente Sindicatos - professores |
Fecha de publicación : | may-2011 |
Editorial : | UNICAMP - Faculdade de Educação |
Citación : | ROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-113, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009. |
Resumen : | O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica. |
Abstract: | This article deals with the emergence of elementary school teachers' labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers' unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker's awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers' labor unions. |
Licença:: | Pro-Posições - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 25 maio 2016. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Professores Eméritos |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.