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ARTIGO_CondicoesEmergenciaSindicalismo.pdf759,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorDal Rosso, Sadi-
dc.contributor.authorCruz, Hélvia Leite-
dc.contributor.authorRêses, Erlando da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-20T11:43:23Z-
dc.date.available2016-12-20T11:43:23Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.identifier.citationROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-113, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21978-
dc.description.abstractO surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educaçãoen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCondições de emergência do sindicalismo docenteen
dc.title.alternativeConditions for the emergence of teachers' labor unionsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSindicalismo docenteen
dc.subject.keywordSindicatos - professoresen
dc.rights.licensePro-Posições - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 25 maio 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009en
dc.description.abstract1This article deals with the emergence of elementary school teachers' labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers' unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker's awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers' labor unions.-
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