http://repositorio.unb.br/handle/10482/21938
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EstadoDistribuicaoLivros.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O Estado e a distribuição de livros para crianças : a literatura traduzida no PNBE |
Autre(s) titre(s): | The Brazilian state and children's book distribution : translated literature at the PNBE |
Auteur(s): | Lima, Lia Araujo Miranda de |
Assunto:: | Tradução Literatura infanto-juvenil Estado Escolas |
Date de publication: | 2015 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD) - Universidade de Brasília (UnB) |
Référence bibliographique: | LIMA, Lia Araujo Miranda de. O Estado e a distribuição de livros para crianças: a literatura traduzida no PNBE. Revista Belas Infiéis, v. 4, n. 2, p. 67-79, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16493/11754>. Acesso em: 23 set. 2016. |
Résumé: | O Estado brasileiro tem sido, historicamente, o grande cliente das editoras de livros para crianças. A literatura infantil brasileira surge, já em seus primórdios, vinculada à escolarização, e as escolas públicas são o primeiro reduto do mercado livreiro. Ao longo do pouco mais de um século de história da literatura infantil no Brasil, o papel do Estado e da instituição escolar seguem decisivos nos rumos do mercado editorial. Percorrendo essa trilha, refletiremos sobre a presença da literatura traduzida para a primeira infância (0 a 6 anos) no principal programa estatal de distribuição de livros de literatura – o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/MEC). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Brazilian state has historically been the greatest client for children’s book publishers. Brazilian children’s literature from its origins emerges already bonded to schooling, and state schools are the first consumers for the book market. Through a little more than a century of history of children’s literature in Brazil, the role of the state and the school institution remains crucial in the course of the book publishing market. Following this path we will reflect upon the presence of translated literature for early childhood (0 to 6 years old) in the main state program for the distribution of literature books – the Programa Nacional Biblioteca da Escola (National School Library Program, PNBE/MEC). |
Licença:: | Belas Infiéis está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16493/11754. Acesso em: 23 set. 2016. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.