Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CompreensaoLeitoraAcaoDocente.pdf237,25 kBAdobe PDFView/Open
Title: A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
Other Titles: Reading comprehension and teacher action at text production to distance education
Authors: Ramos, Wilsa Maria
Assunto:: Ensino a distância
Aprendizagem
Compreensão na leitura
Issue Date: Jan-2006
Publisher: Programa de pós-graduação em Letras - Universidade Carólica de Pelotas
Citation: RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 215-242, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Abstract: O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The assay approaches theoretical and practical questions implied in the text elaboration to distance education. Focus on the subjects about reading comprehension, the text comprehensibility and the print materials elaboration. Discuss the possibilities to improve the reading comprehension from interventions in the text using some resources. Prioritises the quarrel of two more controversial textual resources: the learning objectives and simplification. Its objective is to alert author’s professors of print material about possible application forms of these resources and theirs pedagogical implications to learning process. The conclusion is that the authors must benefit of the discoveries and results of psychology research of learning from texts to improve the arduous writing job.
Licença:: Linguagem & Ensino - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147. Acesso em: 12 dez. 2016.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21928/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.