http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CompreensaoLeitoraAcaoDocente.pdf | 237,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância |
Other Titles: | Reading comprehension and teacher action at text production to distance education |
Authors: | Ramos, Wilsa Maria |
Assunto:: | Ensino a distância Aprendizagem Compreensão na leitura |
Issue Date: | Jan-2006 |
Publisher: | Programa de pós-graduação em Letras - Universidade Carólica de Pelotas |
Citation: | RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 215-242, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147>. Acesso em: 12 dez. 2016. |
Abstract: | O ensaio aborda questões teóricas e práticas
implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância.
Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade
do texto e a elaboração de materiais impressos.
Discute as possibilidades de melhorar a compreensão
leitora a partir de intervenções no texto usando alguns
recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais
mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação.
Tem por objetivo alertar os docentes autores de
material impresso sobre as possíveis formas de aplicação
desses recursos e suas implicações pedagógicas para o
processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem
se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas
da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar
o árduo trabalho de redação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The assay approaches theoretical and practical questions implied in the text elaboration to distance education. Focus on the subjects about reading comprehension, the text comprehensibility and the print materials elaboration. Discuss the possibilities to improve the reading comprehension from interventions in the text using some resources. Prioritises the quarrel of two more controversial textual resources: the learning objectives and simplification. Its objective is to alert author’s professors of print material about possible application forms of these resources and theirs pedagogical implications to learning process. The conclusion is that the authors must benefit of the discoveries and results of psychology research of learning from texts to improve the arduous writing job. |
Licença:: | Linguagem & Ensino - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147. Acesso em: 12 dez. 2016. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.