http://repositorio.unb.br/handle/10482/21747
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ProcessoInternacionalizacaoEmpresas.pdf | 266,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O processo de internacionalização das empresas brasileiras : o caso de Sergipe |
Other Titles: | Internationalization process of Brazilian firms : the case of Sergipe State |
Authors: | Farias, Josivania Silva Santos, Danielle Andrade dos |
Assunto:: | Exportação Planejamento Mercado Experiência |
Issue Date: | May-2006 |
Citation: | FARIAS, Josivânia Silva; SANTOS, Danielle Andrade dos. O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 6, n. 13, maio. 2006. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27/24>. Acesso em: 20 Out. 2016. |
Abstract: | O presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e
do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas
no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um
pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria
condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da
globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram
outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o
objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em
mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o
método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18
empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas
exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de
comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta,
ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma
alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca
de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se
que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto
à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora
brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional. The objective of this article is to analyze – based on the Uppsala Model and in the Innovation related Model – the internationalization process of firms situated in the state of Sergipe. This study is characterized for been a descriptive research which used a survey as method to collect data in 18 companies. As a result was found that the Sergipe firms, that initiated their exportations about five years ago, have little commitment with international market, as their level of investments are low, as well the use of other company’s resources. However, there’s a tendency of growth, explained by the increasingly experience acquired and by the market dynamic, which may indicates a change on the participation of this firms in the international market |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM) |
Licença:: | Revista Economia & Gestão - É permitida a reprodução, total ou parcial dos trabalhos publicados desde que seja citada a fonte. Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 20 out. 2016. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.