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ARTIGO_ProcessoInternacionalizacaoEmpresas.pdf266,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorFarias, Josivania Silva-
dc.contributor.authorSantos, Danielle Andrade dos Santos-
dc.date.accessioned2016-11-11T11:27:45Z-
dc.date.available2016-11-11T11:27:45Z-
dc.date.issued2006-05-
dc.identifier.citationFARIAS, Josivânia Silva; SANTOS, Danielle Andrade dos. O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 6, n. 13, maio. 2006. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27/24>. Acesso em: 20 Out. 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21747-
dc.description.abstractO presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional.en
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze – based on the Uppsala Model and in the Innovation related Model – the internationalization process of firms situated in the state of Sergipe. This study is characterized for been a descriptive research which used a survey as method to collect data in 18 companies. As a result was found that the Sergipe firms, that initiated their exportations about five years ago, have little commitment with international market, as their level of investments are low, as well the use of other company’s resources. However, there’s a tendency of growth, explained by the increasingly experience acquired and by the market dynamic, which may indicates a change on the participation of this firms in the international marketen
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO processo de internacionalização das empresas brasileiras : o caso de Sergipeen
dc.title.alternativeInternationalization process of Brazilian firms : the case of Sergipe Stateen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordExportaçãoen
dc.subject.keywordPlanejamentoen
dc.subject.keywordMercadoen
dc.subject.keywordExperiênciaen
dc.rights.licenseRevista Economia & Gestão - É permitida a reprodução, total ou parcial dos trabalhos publicados desde que seja citada a fonte. Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 20 out. 2016.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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