Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20527
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_AnaCarolinaRabelloNascimento.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
Autor : Nascimento, Ana Carolina Rabello
Orientador(es):: Seimetz, Rui
Assunto:: Forma algébrica
Matemática
Cônicas
Desenvolvimento tecnológico
Fecha de publicación : 26-may-2016
Citación : NASCIMENTO, Ana Carolina Rabello. Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica. 2015. xvi, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : Apesar da grande importância histórica e do seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico, o estudo das cônicas, no Brasil, não acontece para a maioria dos alunos. Em geral, este conteúdo, quando desenvolvido, é tratado de forma superficial e mecânica. Em um panorama de esquecimento, temos por um lado os livros didáticos que tratam este conteúdo de forma meramente algébrica e, por outro lado, esbarramos em docentes que, muitas vezes, desconhecem um maior aprofundamento, domínio e aplicações do assunto. Ou seja, há uma série de dificuldades para transmitir aos alunos a relevância histórica e a importância destes conceitos em aplicações reais. Sendo assim, esta dissertação tem como finalidade promover uma quebra de paradigma neste processo ensino-aprendizagem, propondo uma reflexão sobre o estudo das cônicas, mostrando a sua relação com os diversos campos da Matemática, trazendo as aplicações reais como consequência de suas propriedades e, ao final, sugerindo uma oficina que abordará o encanto deste conteúdo de forma lúdica e construtivista, estimulando os estudantes a agirem reflexivamente e construindo os seus próprios conceitos significativos.
Abstract: Despite the great historical importance and its role in technological development, the study of Conics in Brazil does not happen to most students. In general, this content, when developed, has been treated superficially and mechanically. In a forgetful context, we have on one hand the textbooks that treat this content in a merely algebraic form and, on the other hand, we run into teachers who are often unaware of further deepening, domain and subject applications. That is, there is a number of difficulties to convey to students the historical relevance and the importance of these concepts in real applications. Thus, this work aims to promote a paradigm shift in the teaching-learning process, proposing a reflection on the study of Conics, showing its relationship with the various fields of mathematics, bringing real applications as a result of its properties, and at the end, suggesting a workshop that will address the charm of this content in a fun and constructive way, encouraging students to act reflexively and build their own meaningful concepts.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20527
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20527/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.