Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20077
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_JorgeRodriguesLima.pdf709,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Desigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil
Autor : Lima, Jorge Rodrigues
Orientador(es):: Lucas, Vander Mendes
Assunto:: Ensino superior
Desigualdade social
Educação - aspectos sociais
Educação - aspectos econômicos
Fecha de publicación : 3-may-2016
Citación : LIMA, Jorge Rodrigues. Desigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. 2015. 41 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura acerca das contribuições existentes sobre as questões relacionadas às desigualdades de oportunidades em educação. Realizou-se uma investigação que compreende o período de 1986 a 2015 e procurou-se avaliar o comportamento das desigualdades educacionais, as principais variáveis que promovem ou contribuem para a existência (ou não) das disparidades aqui relatadas. Verifica-se que as variáveis relacionadas as circunstâncias existentes na vida de uma pessoa, tais como sexo, escolaridade dos pais ou renda familiar desempenham importante grau de participação nos indicadores de desigualdade educacionais.
Abstract: This dissertation aims at performing a literature review on the contributions with respect to issues related to inequality of educational opportunities. An investigation was conducted by covering a period of time that comprehends the years of 1995 to 2015 and it intended to evaluate the behave of educational inequalities, its main variables responsible for its promotion or that contributes to the existence (or not) of disparities herein reported. It is noticed that variables related to circumstances in one’s life, such as gender, parent’s education or family income play a major role in determining the degree of inequality of educational opportunities indicators.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20077
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20077/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.