Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20077
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JorgeRodriguesLima.pdf709,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Vander Mendes-
dc.contributor.authorLima, Jorge Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-05-03T14:49:33Z-
dc.date.available2016-05-03T14:49:33Z-
dc.date.issued2016-05-03-
dc.date.submitted2015-12-17-
dc.identifier.citationLIMA, Jorge Rodrigues. Desigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. 2015. 41 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20077-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, 2015.en
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura acerca das contribuições existentes sobre as questões relacionadas às desigualdades de oportunidades em educação. Realizou-se uma investigação que compreende o período de 1986 a 2015 e procurou-se avaliar o comportamento das desigualdades educacionais, as principais variáveis que promovem ou contribuem para a existência (ou não) das disparidades aqui relatadas. Verifica-se que as variáveis relacionadas as circunstâncias existentes na vida de uma pessoa, tais como sexo, escolaridade dos pais ou renda familiar desempenham importante grau de participação nos indicadores de desigualdade educacionais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.subject.keywordDesigualdade socialen
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaisen
dc.subject.keywordEducação - aspectos econômicosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20077-
dc.description.abstract1This dissertation aims at performing a literature review on the contributions with respect to issues related to inequality of educational opportunities. An investigation was conducted by covering a period of time that comprehends the years of 1995 to 2015 and it intended to evaluate the behave of educational inequalities, its main variables responsible for its promotion or that contributes to the existence (or not) of disparities herein reported. It is noticed that variables related to circumstances in one’s life, such as gender, parent’s education or family income play a major role in determining the degree of inequality of educational opportunities indicators.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.