http://repositorio.unb.br/handle/10482/1980
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Maria Luisa.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento |
Autor : | Anjos, Maria Luisa Araújo dos |
Orientador(es):: | Tinoco, Robson Coelho |
Assunto:: | Afrodescendentes Sortilégio II - peça teatral - adaptação Texto narrativo-ficcional Afro-brasileiros Literatura - ensino - Distrito Federal (Brasil) |
Fecha de publicación : | 28-mar-2007 |
Data de defesa:: | 28-mar-2007 |
Citación : | ANJOS, Maria Luisa Araújo dos. A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)-Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | Este trabalho é uma adaptação para o Ensino Médio, em forma de narrativa ficcional, de parte da peça Sortilégio – Mistério Negro de Zumbi Redivivo, de Abdias do Nascimento. O escritor tem como temática no seu universo literário o homem afro-descendente, seus anseios, conflitos, lutas e conquistas. A peça é trabalhada a partir da temática do conflito entre a cultura de duas etnias: a afro-descendente e a européia. Nesse sentido, a narrativa ficcional adaptada é feita com o intuito de resgatar nos alunos afro-descendentes e brancos os valores de herança africana e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir sobre os conceitos estereotipados e os preconceitos sobre a cultura africana por intermédio da mitologia e rituais africanos. A narrativa adaptada está escolarizada e dividida em módulos. As temáticas de cada módulo, juntamente com as sugestões que os encerra, servem de base para que, na área educacional, o professor leve os alunos a pensarem na diversidade étnico-racial, aprendendo a compreendê-la e a respeitá-la. A narrativa ficcional foi aplicada, com êxito, em duas escolas de Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.