Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Anjos, Maria Luisa Araújo dos | - |
dc.date.accessioned | 2009-10-16T16:14:00Z | - |
dc.date.available | 2009-10-16T16:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2007-03-28 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Maria Luisa Araújo dos. A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)-Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1980 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma adaptação para o Ensino Médio, em forma de narrativa ficcional, de parte da peça Sortilégio – Mistério Negro de Zumbi Redivivo, de Abdias do Nascimento. O escritor tem como temática no seu universo literário o homem afro-descendente, seus anseios, conflitos, lutas e conquistas. A peça é trabalhada a partir da temática do conflito entre a cultura de duas etnias: a
afro-descendente e a européia. Nesse sentido, a narrativa ficcional adaptada é feita com o intuito de resgatar nos alunos afro-descendentes e brancos os valores de herança africana e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir sobre os conceitos estereotipados e os preconceitos sobre a cultura
africana por intermédio da mitologia e rituais africanos. A narrativa adaptada está escolarizada e
dividida em módulos. As temáticas de cada módulo, juntamente com as sugestões que os encerra,
servem de base para que, na área educacional, o professor leve os alunos a pensarem na
diversidade étnico-racial, aprendendo a compreendê-la e a respeitá-la. A narrativa ficcional foi
aplicada, com êxito, em duas escolas de Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Afrodescendentes | en |
dc.subject.keyword | Sortilégio II - peça teatral - adaptação | en |
dc.subject.keyword | Texto narrativo-ficcional | en |
dc.subject.keyword | Afro-brasileiros | en |
dc.subject.keyword | Literatura - ensino - Distrito Federal (Brasil) | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|