http://repositorio.unb.br/handle/10482/18456
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2015_YanicDienerBraga.pdf | 105,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A Lomografia e o hibridismo das imagens na era das novas mídias |
Authors: | Braga, Yanic Diener |
Orientador(es):: | Lima, Marcelo Feijó Rocha |
Assunto:: | Fotografia analógica Fotografia Cibercultura |
Issue Date: | 17-Jul-2015 |
Data de defesa:: | 27-Feb-2015 |
Citation: | BRAGA, Yanic Diener. A Lomografia e o hibridismo das imagens na era das novas mídias. 2015. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | Este trabalho se trata da produção fotográfica analógica nos dias de hoje por meio da análise da Lomografia. A Lomografia é uma marca de câmeras analógicas que surge em 1992 em Praga, República Tcheca, e se tornou um fenômeno nos anos 2000, em paralelo à popularização das câmeras digitais. Para pensar a Lomografia e a fotografia analógica nos dias de hoje, faz-se um apanhado histórico da fotografia enquanto um meio híbrido de construção de imagens e explicita-se as diferentes maneiras como ela é usada pelos fotógrafos ao longo dos anos. Para analisar a Lomografia, foi escolhido o grupo brasiliense Lomo-rolê e a sua produção que foi compartilhada no grupo na rede social Facebook. A partir das imagens, de um questionário e da vivência do evento, propõe-se uma análise da experiência e da imagem lomográficas. Por último, discute-se a estética fotográfica na contemporaneidade e como a Lomografia configura-se enquanto um fenômeno sintomático de uma estética do precário. |
Abstract: | This paper deals with analog photography production today by analyzing Lomography. Lomography is a brand of analog cameras that arose in 1992 in Prague, Czech Republic, and became a phenomenon in the 2000s, parallel to the popularization of digital cameras. While reflecting on Lomography and analog photography these days, a historical overview of photography as a hybrid means of image-building is made, and the different ways it has been used by photographers over the years are made explicit. To analyze Lomography, the group from Brasília ‘Lomo-rolê’ was chosen, along with its production, which was shared on its Facebook group. Through the images, a questionnaire, and the experience of the event, we propose an analysis of the Lomographic image and experience. Finally, we discuss the photographic aesthetic in contemporaneity and how Lomography fits in as a symptomatic phenomenon of an aesthetic of the precarious. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18456 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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