http://repositorio.unb.br/handle/10482/1841
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
FabioPessoadaSilvaNunes.pdf | 6,14 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Programa de interface de pré e pós processamento e link com executável para análise de instabilidade de tubulações |
Autre(s) titre(s): | Instability of piping : program of interface of pré and pós process and link with executable |
Auteur(s): | Nunes, Fábio Pessoa da Silva |
Orientador(es):: | Bezerra, Luciano Mendes |
Assunto:: | Interface de usuários Sistemas de computação |
Date de publication: | 5-oct-2009 |
Data de defesa:: | jui-2007 |
Référence bibliographique: | NUNES, Fábio Pessoa da Silva. Programa de interface de pré e pós processamento e link com executável para análise de instabilidade de tubulações. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Estrutura e Construção Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Résumé: | A interface gráfica ou VUI (Visual User Interface) é um módulo muito importante para
qualquer programa de análise, tanto na parte de visualizar os dados de entrada, préprocessamento,
quanto na interpretação dos dados de saída, pós-processamento. Muitos
programas utilizam este recurso gráfico para facilitar o uso por parte do usuário, de
programas em nível operacional com Windows, ambientes gráfico de desenho como
AutoCAD e programas de análise de estruturas de modo geral.
Este trabalho visa o desenvolvimento de uma interface gráfica em C++ para o programa
ABP (Analysis of Buried Pipelines), o qual foi desenvolvido em Fortran 77. O compilador
escolhido para o desenvolvimento da interface gráfica foi o Dev-C++.
Além da escolha do compilador outros dois elementos foram importantes para a construção
da VUI, as bibliotecas OpenGL e Win32, a primeira forneceu todo o suporte necessário
para a criação dos elementos gráficos assim como todas as operações envolvidas, já a
segunda permitiu que fossem criadas telas no padrão dos sistemas operacionais baseados
no Windows.
O processo de desenvolvimento da interface se baseou na criação de telas a partir dos
cabeçalhos presentes no manual do ABP, gerando assim o arquivo de dados utilizado com
entrada do ABP, por fim interpretando e modelando graficamente o arquivo de saída. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT An interface graph is a very important module for any program of analyzes, so much in the part of visualizing the entrance data, pré-processing, as in the interpretation of the exit data, powder-processing. Many programs use this resource to facilitate the use for part do user, from operational programs like Windows, drawing as AutoCAD and programs of analyzes of structures in general like Ansys. This work seek the development of a interface graph in C++ for ABP (ANALYSIS OF BURIED PIPELINES) program, which was developed in Fortran 77. The chosen compiler for the development of the interface was Dev-C++. Besides the choice of the compiler other two elements were very important, as libraries OpenGL and Win32, the first supplied all necessary support for the creation the graphic elements as well as all the involved operations, already the second allowed the creation of the screens based in the Windows systems operation pattern. The process development of the interface was based on the creation of screens to leave of the headers presents in ABP manual, generating the data file entrance used in ABP, interpreting and modeling the exit file graphically. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.