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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/18035
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Titre: Dimensões da subjetivação e cultura brasileira em Machado de Assis : a alma exterior e o eu dividido
Auteur(s): Sousa, Livia Mesquita de
Orientador(es):: Viana, Terezinha de Camargo
Assunto:: Psicanálise e literatura
Assis, Machado de, 1839-1908
Cultura brasileira
Subjetividade
Date de publication: 29-avr-2015
Référence bibliographique: SOUSA, Livia Mesquita de. Dimensões da subjetivação e cultura brasileira em Machado de Assis: a alma exterior e o eu dividido. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: O objetivo desta tese é compreender expressões de subjetividade presentes em Machado de Assis. Considera-se que esse escritor produziu obras capazes de aprofundar o conhecimento sobre o homem e suas relações, realizando uma leitura crítica sobre a cultura brasileira de sua época. Foram escolhidos para análise o conto O espelho - esboço de uma nova teoria da alma humana, de 1882, e o romance Quincas Borba, de 1891. Nessas obras podem ser identificadas, como formas de subjetivação, a noção de alma exterior e expressões de um Eu dividido. Utilizou-se de conceitos psicanalíticos, com ênfase para a abordagem freudiana, a fim de delimitar e compreender melhor essas formas de subjetivação. Os conceitos utilizados foram principalmente Eu, objeto, identificação, narcisismo, ideais e cultura. Além desses conceitos, buscou-se uma compreensão da cultura brasileira, por estar totalmente relacionada aos modos de subjetivação identificados. Fez-se uma leitura de estudos sobre o Brasil, especialmente os clássicos, como Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Além disso, buscou-se uma leitura sobre a realidade brasileira em trabalhos de psicanalistas brasileiros e de críticos literários de Machado de Assis. A alma exterior e o Eu dividido relacionam-se com o investimento da libido no Eu, com uma constante auto vigilância do Ideal do Eu e com a idealização tanto do objeto quanto do Eu. Essas expressões subjetivas estão relacionadas a uma cultura que valoriza imensamente os títulos e a aparência no Brasil do século XIX, quando as relações sociais se pautavam pela barganha política, pela busca de distinção social e pela violência da escravidão.
Abstract: The aim of this thesis is to understand expressions of subjectivity present in Machado de Assis. It is considered that Machado de Assis has produced works capable of deepening the knowledge about man and his relations, thus realizing a critical reading about Brazilian culture of his time. It were chosen for analysis the tale The Mirror - outline of a new theory of the human soul, from 1882, and the novel Quincas Borba, from 1891. In these works, one can identify, as forms of subjectivity, the notion of outer soul as well as expressions of a divided ego. We used psychoanalytic concepts, with emphasis on the Freudian approach, in order to define and better understand these forms of subjectivity. The concepts used were mainly ego, object, identification, narcissism, ideals and culture. In addition to these concepts, we sought an understanding of Brazilian culture, since it is totally related to the modes of subjectivity we have identified. Readings of studies on Brazil, especially classics like Masters and the Slaves, by Gilberto Freyre, and Roots of Brazil, by Sérgio Buarque de Holanda were made. Besides, we sought a reading on the Brazilian reality in works of Brazilian psychoanalysts and literary critics of Machado de Assis. The outer soul and the ego divided relate to the investment of libido in ego, with constant self monitoring of the Ideal ego and the idealization of both the object and the ego. These subjective expressions are related to a culture that greatly values the titles and the appearance in nineteenth-century Brazil, where social relations were ruled by political bargaining, the pursuit of social distinction and the violence of slavery.
Resumen: El objetivo de esta tesis es comprender las expresiones de la subjetividad presentes en Machado de Assis. Se considera que este escritor ha producido obras capaces de profundizar en el conocimiento del hombre y sus relaciones, haciendo una lectura crítica de la cultura brasileña de su tiempo. Se han estudiado dos obras: el cuento El espejo - esbozo de una nueva teoría del alma humana, de 1882, y la novela Quincas Borba, de 1891. La noción de alma exterior y expresiones de un “yo” dividido presentes en estas obras se pueden identificar como formas de subjetividad. Utilizamos conceptos psicoanalíticos, con énfasis en el enfoque freudiano, con el fin de definir y comprender mejor estas formas de subjetividad. Los conceptos utilizados son principalmente “yo”, objeto, identificación, narcisismo, ideales y cultura. Además de estos conceptos, se ha buscado un entendimiento de la cultura brasileña, por su relación con los modos de subjetividad identificados. Se ha hecho una lectura de los estudios sobre Brasil, especialmente los clásicos, como el Casa-grande y senzala, de Gilberto Freyre, y Raíces del Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Además, se buscó una lectura de la realidad brasileña en las obras de los psicoanalistas brasileños y críticos literarios de Machado de Assis. El alma exterior y el “yo” dividido relacionan con la carga de la libido en el “yo”, el autocontrol constante del “yo” ideal y con la idealización de tanto el objeto como del sí mismo. Tales expresiones subjetivas están relacionadas con una cultura que valora mucho los títulos y la aparencia en Brasil del siglo XIX, cuando las relaciones sociales se rigen por la negociación política, la búsqueda de la distinción social y la violencia de la esclavitud.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.T.18035
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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