Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/17191
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_CassianneCamposDiniz.pdf898,67 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Quem inventou o sexo? Experiências cotidianas de crianças e professoras acerca de gênero e sexualidade
Auteur(s): Diniz, Cassianne Campos
Orientador(es):: Machado, Lia Zanotta
Assunto:: Crianças - sexualidade
Contexto escolar
Sexualidade
Puberdade
Date de publication: 2-déc-2014
Référence bibliographique: DINIZ, Cassianne Campos. Quem inventou o sexo? experiências cotidianas de crianças e professoras acerca de gênero e sexualidade. 2014. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa etnográfica realizada em contexto escolar e das experiências de encontro que vivenciei junto com as professoras e as crianças no referido contexto. As crianças pesquisadas eram, principalmente, crianças púberes e as suas professoras eram todas mulheres. Durante a etnografia pude apreender o aprendizado das crianças acerca de gênero e sexualidade, bem como pude compreender como as experiências vivenciadas por elas evidenciavam seus saberes sobre o referido assunto. O foco da dissertação é apresentar as lições aprendidas por mim sobre aprendizado, sexualidade, pesquisa com crianças e sensibilidades à medida que evidencio as ações, sentimentos e pensamentos de crianças e suas professoras acerca dos corpos púberes e sexuados das crianças. Nesse sentido, realizo reflexões acerca da noção de que a expressão corporificada do saber das crianças pode ser compreendida a partir das suas experiências cotidianas e por meio de suas dúvidas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is the result of an ethnographic study in a school context and encounter experiences that I experienced with the teachers and children in that context. The children surveyed were mainly pubescent children and their teachers were all women. During the ethnography I could apprehend the children's learning about gender and sexuality, as well as I could understand how their own experiences were visible on their knowledge on that subject. The focus of the dissertation is to present lessons learned by me about learning, sexuality, research with children, and sensibilities while I show actions, feelings and thoughts of children and their teachers about children's pubescent and sexed bodies. In this sense, I reflect on the notion that the embodied expression of children's knowledge can be understood from their everyday experiences and through their doubts.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17191/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.