Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16557
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_LucianaBastosMatos.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open
Title: O crescimento do Instituto Federal de Brasília com foco no progresso da pesquisa científica institucional
Other Titles: The growth of the Federal Institute of Brasilia focused on institutional progress of technological research
Authors: Matos, Luciana Bastos
Orientador(es):: Bermudez, Luis Afonso
Assunto:: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Desenvolvimento institucional
Inovação tecnológica
Historiografia
Issue Date: 17-Oct-2014
Citation: MATOS, Luciana Bastos. O crescimento do Instituto Federal de Brasília com foco no progresso da pesquisa científica institucional. 2014. xv, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O presente trabalho apresenta o processo de construção histórica do Instituto Federal de Brasília - IFB, ao longo dos seus seis anos de existência, por meio de documentos oficiais e do levantamento de dados referentes à pesquisa existente no Instituto, visando o registro do processo de evolução organizacional, ideologia política, crescimento, cumprimento de sua missão institucional e interpretação analítica da pesquisa tecnológica desenvolvida. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, e do estudo exploratório, cuja justificativa está na escassa referência bibliográfica sobre o tema em questão, esta pesquisa tem interesse em analisar e relacionar os dados que apontam o desenvolvimento da pesquisa tecnológica no IFB, vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que expressam o seu desenvolvimento. Esta pesquisa busca contribuir para o acesso do desenvolvimento da pesquisa no IFB, por meio da análise dos dados que possam auxiliar no direcionamento da pesquisa e dos projetos aprovados no Instituto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work outlined the process of historical construction of the Federal Institute of Brasilia - IFB, over its six years of existence, through official documents and survey data regarding existing research at the Institute, based on the registration process organizational change, growth and fulfillment of its institutional vision ideology. Guided by the methodology of qualitative research and exploratory study, whose justification is in scarce bibliographic reference on the subject in question, the research aims to analyze and correlate the data that link the development of research in the IFB, linked to Dean of research and Innovation, as well as what is expected of PRPI for the advancement of technological research. This research seeks to contribute to access for research development in IFB, through the analysis of data that can assist in directing research and projects approved at the Institute.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16557/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.