http://repositorio.unb.br/handle/10482/16428
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2014_PolliannaGalvaoSoaresFortes.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Psicologia escolar em organização não governamental : um estudo sobre o perfil profissional |
Auteur(s): | Fortes, Pollianna Galvão Soares |
Orientador(es):: | Araújo, Claisy Maria Marinho |
Assunto:: | Psicologia escolar Organizações não-governamentais Psicólogos escolares - prática |
Date de publication: | 9-oct-2014 |
Data de defesa:: | 7-aoû-2014 |
Référence bibliographique: | FORTES, Pollianna Galvão Soares. Psicologia escolar em organização não governamental : um estudo sobre o perfil profissional. 2014. xiii, 185 f. il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Esta pesquisa investigou os indicadores para atuação do psicólogo escolar em ONG educativa. A Psicologia Escolar, como campo de reflexão teórica, produção de conhecimento e intervenção profissional, tem ampliado sua atuação para contextos educativos menos tradicionais. As ONGs se apresentam no recente cenário do terceiro setor como meio de fomento para ações e programas socioeducativos que atuam em benefício das camadas populares da sociedade. O trabalho desenvolvido por essas organizações desencadeia uma preocupação acerca das intenções e estratégias educacionais, que visam formar os sujeitos para o exercício da cidadania, ora se confundindo, ora se aproximando da função sociopolítica da escola. A Psicologia Escolar é convidada a desenvolver o seu trabalho em um espaço que se compromete com a diminuição das desigualdades sociais por meio de ações que investem na ampliação formativa de educandos de baixa renda. Essa pesquisa investigou indicadores para uma atuação do psicólogo escolar em um contexto de ONG. Foram delineados cinco objetivos específicos: (a) mapear as ONGs no Brasil e no Distrito Federal; (b) identificar a existência de psicólogos escolares que trabalham em ONGs no Distrito Federal; (c) conhecer otrabalho desenvolvido por psicólogos escolares em ONGs; (d) analisar as características institucionais e educativas de uma ONG no DF; e (e) levantar, a partir das rotinas e atividades de uma ONG, indicadores para a atuação do psicólogo escolar nesse contexto.Compõe o referencial teórico desse trabalho a literatura da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, institucional e relacional, articulada à Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa. As informações da pesquisa foram construídas por meio de duas etapas: (1) mapeamento das ONGs com psicólogos escolares no Brasil e no Distrito Federal, e (2) mapeamento institucional de uma ONG educativa do Distrito Federal. Os resultados indicaram que as ONGs são um cenário promissor para a atuação do psicólogo escolar, pela quantidade expressiva de instituições identificadas na área da Educação em todo país (17.664). No âmbito do Distrito Federal, constataram-se 63 psicólogos que atuam nas ONGs, sendo que 14 identificaram-se como psicólogos escolares. As informações sugerem que esses profissionais não possuem uma definição clara acerca do seu perfil e das especificidades para atuar nesses contextos, o que respalda o desenvolvimento de um trabalho predominantemente assistencialista. Pela análise das características institucionais e educativas de uma ONG, levantaram-se indicadores para atuação do psicólogo escolar nesse contexto. Constatou-se que a instituição apresenta uma multiplicidade de espaços para a colaboração em Psicologia Escolar, especialmente voltadas ao desenvolvimento de um trabalho institucional, preventivo e relacional junto à equipe pedagógica. O fortalecimento da cultura de sucesso institucional; a revisão e ampliação das práticas socioeducativas pela ressignificação das concepções de aprendizagem, desenvolvimento e ensino; e a formação continuada do educador social compareceram como os principais alvos de possível intervenção do psicólogo escolar. Espera-se que os resultados derivados dessa pesquisa contribuam para uma prática diferenciada dos psicólogos escolares em ONGs, com vistas à formação de sujeitos críticos, conscientes e empoderados da necessária transformação de suas realidades, com base em uma compreensão de ser humano histórico. Também se espera que esse estudo estimule o desenvolvimento de futuras investigações da Psicologia Escolar voltadas a contextos educacionais pouco explorados, especialmente àqueles comprometidos com a missão de diminuição das desigualdades sociais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigated the performance indicators for the school psychologist ineducational NGO. The School Psychology, as a field of theoretical reflection, know ledge production and professional intervention, has expanded its operations to less traditional educational settings. NGOs present in the recent scenery of the third sector as a means tofoment actions and social, educational programs that operate for the benefit of the lower classes of society. The work of these organizations raises a concern about the intentionsand educational strategies that aim to train the subjects for the exercise of citizenship,sometimes mingling, sometimes approaching the socio-political function of the school. The School Psychology is invited to develop their work in a space that is committed to the reduction of social inequalities through which invest in the expansion of training lowincomestudents. This study investigated the performance indicators for a school psychologist in a context of educational NGOs. Five specific objectives were outlined: (a)to map the NGOs in Brazil and the Federal District; (b) to identify the existence of school psychologists working in NGOs in the Federal District; (c) to understand the work of psychologists in NGOs; (d) to analyze the institutional and social, educational characteristics of an NGO in DF; and (e) rising from the routines and NGO activities,indicators for the performance of the school psychologist in this context. Makes up thetheoretical framework of this study the literature of School Psychology in a critical,institutional and relational perspective, articulated to the Historic Cultural Psychology ofhuman development and used the qualitative approach. The information in the researchwas constructed by means of two steps: (1) mapping of NGOs with school psychologists inBrazil and the Federal District, and (2) institutional mapping of a educational NGO FederalDistrict. The results indicated that NGOs are a promising scenary for the performance ofthe school psychologist, the significant number of institutions identified in the area ofeducation across the country (17.664). Under the Federal District, there were 63psychologists working in NGOs, and 14 were identified as school psychologists. The datasuggests that these professionals do not have a clear definition about their profile andneither the specificities to act in these contexts, which supports the development of apredominantly welfare work. For the analysis of institutional and educationalcharacteristics of an NGO, there were gathered indicators for performance of the schoolpsychologist in this context. It was found that the institution has a diversity of spaces forcollaboration in School Psychology, specially the development of an institutional,preventive and relational work with the teaching staff. Strengthening the institutionalculture of success; revision and expansion of social practices by reframing concepts oflearning, development and education; and continuing education of social educator attendedas prime targets for possible intervention of the school psychologist. It is expected that theresults derived from this research contribute to a differentiated practice of schoolpsychologists in NGOs, for the formation of critical, conscious and empowered individualsthe necessary transformation of their realities, based on an under standing of human history.It is also hoped that this study will stimulate the development of future investigations of School Psychology focused on under explored educational contexts, especially those committed to the mission of reducing social inequalities. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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