http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ComplexidadeFormaçãoProfessor.pdf | 85,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
Otros títulos : | The complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practice |
Autor : | Albuquerque, Leila Cunha de Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto:: | Professores - formação Educação permanente Professores de matemática |
Fecha de publicación : | ene-2013 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS) |
Citación : | ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013. |
Resumen : | Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de
grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de
sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática,
trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de
formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem
tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento
de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e
continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana,
gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida
de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Considering that the initial and continued education are set as elements of huge importance to teachers’ development and professional perform along their path, this article discusses about some points that permeate the Math teachers’education bringing up information from researchers developed in this area and the perspective of teacher’s education defended among Math educators in recent years. This text has as main aim to promote some discussion about teachers’ education and promote a refl ection movement toward this aspect. Considering that, through the initial process and continued education, the teacher builds and rebuilds knowledge that, articulated with everyday practice, it will create some knowledge that will guide teachers’ main task: teaching, this way, this task will be done in an appropriate and signifi cantly manner. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | Espaço Pedagógico - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/index. Acesso em: 22 ago. 2013. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.