Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Albuquerque, Leila Cunha de | - |
dc.contributor.author | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T21:31:23Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T21:31:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022 | - |
dc.description.abstract | Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de
grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de
sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática,
trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de
formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem
tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento
de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e
continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana,
gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida
de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Considering that the initial and continued education are set as elements of huge importance to
teachers’ development and professional perform along their path, this article discusses about some
points that permeate the Math teachers’education bringing up information from researchers developed
in this area and the perspective of teacher’s education defended among Math educators in
recent years. This text has as main aim to promote some discussion about teachers’ education and
promote a refl ection movement toward this aspect. Considering that, through the initial process
and continued education, the teacher builds and rebuilds knowledge that, articulated with everyday
practice, it will create some knowledge that will guide teachers’ main task: teaching, this way,
this task will be done in an appropriate and signifi cantly manner. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS) | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente | en |
dc.title.alternative | The complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practice | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Educação permanente | en |
dc.subject.keyword | Professores de matemática | en |
dc.rights.license | Espaço Pedagógico - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/index. Acesso em: 22 ago. 2013. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|