Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12442
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_JornalismoMitoMercado.pdf180,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O jornalista : do mito ao mercado
Autor : Adghirni, Zélia Leal
Assunto:: Jornalismo
Jornalistas
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina
Citación : ADGHIRNI, Zélia Leal. O jornalista: do mito ao mercado. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2005. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2088>. Acesso em: 11 mar. 2013.
Resumen : A imagem do jornalista está mudando. O lugar ocupado pelo jornalismo e pelo jornalista ao longo do século XX, como herói, romântico, revolucionário, derrubador de políticos corruptos já não existe. O jornalista já não tem mais os super poderes de Clark Kent. Submetido a rotinas produtivas infernais para alimentar as “turbinas da informação”, mal pago pelo tanto que produz, ele prefere migrar para as assessorias de comunicação públicas ou privadas. Ou então fazer carreira de chefe alinhando-se incondicionalmente às regras da empresa, abrindo mão dos direitos mínimos da legislação trabalhista. Quarto poder, função social ou produtor de sentidos? O que sobrou do jornalista de outrora? A realidade do século XXI é outra. Nem herói nem vilão, os jornalistas, como os guerrilheiros, estão apenas cansados.
Abstract: The journalist’s image has changed. The image of a romantic, revolutionary hero that fought corruption ended in the 20th Century, today journalists do not have super powers as Clark Kent. Overwhelmed by production routines and underpaid, journalists migrate to public relation companies or stay at their job hoping to succeed giving up their legal rights. What’s left of the old journalist? There is another reality in the 21st century. Journalists are not bad or good guys; they are only tired.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença:: Estudos em Jornalismo e Mídia - EJM está sob a Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2088. Acesso em: 11 mar. 2013.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12442/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.