http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_UsoDiarioPesquisa.pdf | 458,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2 |
Authors: | Cunha, Maria Jandyra |
Assunto:: | Diário Letramento |
Issue Date: | 1997 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB |
Citation: | CUNHA, Maria Jandyra. O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 3, n. 2, 1997/1999. Disponível em: <http://www.red.unb.br/index.php/les/article/view/1304>. Acesso em: 6 mar. 2013. |
Abstract: | O diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) Departamento de Jornalismo (FAC JOR) |
Licença:: | Cadernos de Linguagem e Sociedade está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)). Fonte: http://www.red.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 6 mar. 2013. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.