http://repositorio.unb.br/handle/10482/11436
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Titre: | Marco educativo para a formação do adolescente ético : uma avaliação das contribuições do Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens ao desenvolvimento moral |
Auteur(s): | Samoori, Pejman |
Orientador(es):: | Martins, Leila Chalub |
Assunto:: | Adolescentes - educação moral Desenvolvimento moral Valores |
Date de publication: | 17-oct-2012 |
Data de defesa:: | 11-jui-2012 |
Référence bibliographique: | SAMOORI, Pejman. Marco educativo para a formação do adolescente ético: uma avaliação das contribuições do Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens ao desenvolvimento moral. 2012. xiv, 296 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Tendo em vista que o período de adolescência representa uma janela de oportunidade para a apropriação de valores que permitem ao sujeito resistir, intervir e transformar a si e o meio,, quais seriam os valores contra-hegemônicos que permitiriam tais mudanças? O Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens consegue desenvolver tais valores? O Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens apresenta um novo olhar sobre os adolescentes (chamados aqui de pré-jovens), e propõe um trabalho que envolve monitor, grupo de pré-jovens e materiais (conteúdos próprios), que possibilite ampliar as percepções dos adolescentes sobre a realidade, planejar ações de intervenção no mundo, e aprender da ação, reflexão e consulta no grupo. Para compreender essa realidade, a presente pesquisa foi desenvolvida, com os seguintes objetivos: estudar a condição atual dos adolescentes brasileiros e as teorias referentes a essa faixa etária, refletir sobre as conseqüências dos modelos hegemônicos materialistas, individualistas e atomicistas, e seus respectivos desdobramentos na sociedade e na vida dos adolescentes; estudar a origem e a importância da moral, da ética e dos valores na sociedade; estudar as teorias do desenvolvimento humano e do desenvolvimento moral, e analisar as suas implicações na educação e na formação do sujeito ético; identificar as características do PPJ e os fundamentos do seu marco conceituai para a educação moral; avaliar se há alguma diferenciação em termos de valores e padrões de pensamento entre os que participam e não participam do PPJ. A pesquisa buscou coletar informações sobre os pré-jovens e seus pares nas escolas através de diferentes instrumentos, numa abordagem de bricolagem, não tão preocupada em delimitar e restringir procedimentos, mas experimentar vários caminhos e gerar interpretações lógicas e coerentes que permitam fazer uma adequada leitura da realidade. Para tal, foram utilizados instrumentos conhecidos como: teste SMT (Silhouette Matching Task), Imagem de si e Imagem projetada (Bianka Zazzo), SROM (teste de desenvolvimento do juízo moral de Lawrence Kohlberg), e PQ21 (teste de valores de Shalom Schwartz). Os resultados da pesquisa demonstraram que apesar de a realidade dos adolescentes pesquisados nas cinco regiões do país ser muito similar com relação às pressões sociais e representações sobre si e o mundo, os que estão participando do Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens há mais de dois anos, demonstraram um maior comportamento pro-social. E se o Programa consegue promover um comportamento pro-social nos adolescentes, então não somente justifica o esforço do presente trabalho, mas exige continuidade nos estudos e pesquisas sobre o Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT In view of the fact that the period of adolescence represents a window of opportunity for acquiring virtues that enable one to resist, to intervene and to transform oneself and one's milieu, what might be the counter-hegemonic values that would permit these changes? Is the Program of Spiritual Empowerment of Junior Youth able to develop such values? The Program of Spiritual Empowerment of Junior Youth casts a new light on adolescents (here called junior youth), and proposes efforts involving a monitor, a group of junior youth and materials (unique contents), intended to make it possible for adolescents to broaden their perceptions of reality, plan actions to intervene in the world, and learn from action, reflection and group consultation. This study was done to make possible a comprehension of this reality, with the following aims: to investigate the current condition of Brazilian adolescents and the theories related to that age range, to reflect on the consequences of materialistic, individualistic and fragmented hegemonic models and their consequences for society and adolescents' lives; to study the origin and importance of morality, ethics and values in society; to study the theories of human and moral development and to analyze their implications for education and the raising up of ethical individuals; to identify the characteristics of the Junior Youth Program (JYP) and the foundations of its conceptual framework for moral education; and to discover whether there is any difference in terms of values and patterns of thinking between participants and non-participants in the JYP We have sought to gather information on the junior youth using different instruments, in a bricolage approach. We have been less concerned with delimiting and restricting procedures than with exploring different pathways, generating consistent logical explanations to make possible an adequate reading of reality. Well-known instruments, such as the following, were employed: SMT (Silhouette Matching Task), Self Image and Projected Image (Bianka Zazzo), SROM (a test of development of moral judgement, by Lawrence Kohlberg), and the PQ21 (a test of values, by Shalom Schwartz). The research results demonstrate that although the realities of the adolescents studied, from the five regions of Brazil, with regard to social pressures and their representations of themselves and the world, were quite similar with regard to social pressures and representations of self and the world, the ones who have been participating for more than two years in the Program of Spiritual Empowerment of Junior Youth show greater pro-social behavior. If the program succeeds in promoting pro-social behavior among adolescents, it not only justifies this present effort, but also implies a need for continued studies and research on the Program of Spiritual Empowerment of Junior Youth. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN Considerando que el período de adolescencia representa una ventana de oportunidad para el acercamiento de valores que permiten al sujeto resistir, intervenir y transformar a si y el medio, cuales serían los valores contra-hegemónicos que permitirían tales cambios? El Programa de Empoderamiento Espiritual de Pre-Jóvenes (PPJ) presenta una nueva mirada sobre los adolescentes (llamados aqui de pre-jóvenes), y propone un trabajo que involucre animador, grupo pre-juvenil y materiales (contenidos propios), que posibilite ampliar Ias percepciones de los adolescentes sobre Ia realidad, planificar acciones de intervención en el mundo, y aprender de Ia acción, reflexion y consulta en el grupo. Para comprender esa realidad, Ia presente investigación fue desarrollada con los siguientes objetivos: estudiar Ia condición actual de los adolescentes brasilenos y Ias teorias referentes a ese rango de edad, reflexionar sobre Ias consecuencias de los modelos hegemônicos materialistas, individualistas y atomicistas, y sus respectivos reflejos en la sociedad y en Ia vida de los adolescentes; estudiar el origen y Ia importancia de Ia moral, de Ia ética y de los valores en Ia sociedad; estudiar Ias teorias de desarrollo humano y del desarrollo moral, y analizar sus implicaciones en Ia educación y en Ia formación del sujeto ético; identificar Ias características del PPJ y los fundamentos de su marco conceptual para Ia educación moral; evaluar se existe alguna diferenciación en términos de valores y estándares de pensamiento entre los que participan y no participan del PPJ. La investigación buscó sacar informaciones sobre los pre-jóvenes y sus companeros de edad en Ias escuelas a través de diferentes instrumentos, en una abordaje de bricolaje, no tan preocupada en delimitar y restringir procedimientos, pero experimentar varios caminos y generar interpretaciones lógicas y coherentes que permitan hacer una adecuada lectura de Ia realidad. Para tal, fueron utilizados instrumentos conocidos como: teste SMT (Silhouette Matching Task), Imagen de si e Imagen proyectada (Bianka Zazzo), SROM (teste de desarrollo del juicio moral de Lawrence Kohlberg), y PQ21 (teste de valores de Shalom Schwartz). Los resultados de Ia investigación mostraron que aunque la realidad de los adolescentes investigados en las cinco regiones del país ser muy similar con relación a las presiones sociales y representaciones sobre si y el mundo, los que están participando del PPJ por más de 2 anos, muestran un mayor comportamiento pro-social. Y si el Programa logra promover un comportamiento pro-social en los adolescentes, entonces no solamente justifica el esfuerzo dei presente trabajo, pero exige seguimiento en los estudios e investigaciones sobre el Programa de Empoderamiento Espiritual de Pre-Jóvenes. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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