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Título : Bons dias! de Machado de Assis e a grande dor das coisas que passaram : um sentido solene e alto às palavras de todo dia
Autor : Borges, Diuvanio de Albuquerque
Assunto:: Assis, Machado de, 1839-1908
Literatura brasileira - história e crítica
Literatura brasileira - aspectos sociológicos
Crônicas brasileiras
Fecha de publicación : 15-jun-2012
Citación : BORGES, Diuvanio de Albuquerque. Bons dias! de Machado de Assis e a grande dor das coisas que passaram: um sentido solene e alto às palavras de todo dia. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo o estudo das crônicas de Machado de Assis, publicadas na Gazeta de Notícias, entre abril de 1888 e agosto de 1889, na coluna Bons Dias!, reunidas em 2008 por John Gledson. Partindo da relação entre forma literária e processo social, a pesquisa apontará, em três partes, como o gênero se transfigurou ao longo do tempo; quais foram as contribuições de Machado de Assis para a solidificação da crônica como criação literária; como essas formulações estéticas foram fundamentais na formação do escritor e são fundamentais no processo de depreensão da realidade brasileira oitocentista. O ponto de partida será o estudo sobre a gênese desse gênero: como se transmutou ao longo do tempo até atingir suas singularidades literárias. Tratase de uma leitura que implica não só o estudo da crônica em si, como também sua relação com o romance, o conto e a poesia. Um estudo que parte da crônica histórica e seu valor documental à dimensão ficcional, buscando desde o caminhar dos fatos cotidianos até os mais altos graus de formulação estética. Posteriormente, a obra receberá um duplo enfoque: a crônica como campo de experimentações e inovações técnicas e como mecanismo de internalização e depreensão do social. Para que esse estudo seja feito, compreendemos que a inovação estética proporcionada por Machado só foi possível graças às contradições que envolviam a realidade brasileira e que a depreensão desta realidade só foi possível a partir dessas novas formulações. E, por fim, são analisadas de forma mais pontual algumas crônicas que ao longo dos anos foram mais problematizadas por alguns críticos, seja por sua temática em si, o que para nós será uma forma de recorte – a escravidão e a questão da abolição –, quanto pela sua construção em relação a outros gêneros. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to study Bons Dias! by Machado de Assis, which consists of chronicles published between April of 1888 and August of 1889 in the News Gazette and joined in 2008 by John Gledson. Based on the relationship between literary form and social process, the research shows, in three parts, how the genre was transformed over time; what the contributions of Machado de Assis to the solidification of the chronicle as a literary creation were; how fundamental these aesthetic formulations were to the formation of the writer and to the process of apprehension of the nineteenth-century Brazilian reality. In the first chapter, the starting point is the study of the genesis of this genre: how it transmuted over time to reach their literary peculiarities. It is a reading that implies not only the study of chronicles themselves, but also their relationship with novels, tales and poetry. A study that goes from the historical chronicle and its documentary value to the fictional dimension, investigating from the exploration of everyday facts to the highest levels of aesthetic expression. In the second chapter, the novel will receive a double focus: the chronicle as a field of trials and technical innovations and as a mechanism for the internalization and apprehension of society. For this study be done, we understand that the aesthetic innovation provided by Machado was only possible thanks to the contradictions involving the Brazilian reality and that the perception of this reality was only possible due to these new formulations. Finally, some chronicles that were more questioned by critics over the years are examined in a more accurate way. They were speculated by critics due either to their theme itself, which for us is a form of analysis - the issue of slavery and abolition - or its construction in relation to other genres.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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