http://repositorio.unb.br/handle/10482/10299
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_WillerLucianoCarvalho.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Metodologia de análise para a localização de escolas em áreas rurais |
Other Titles: | Analysis Methodology for the Location of Schools in Rural Areas |
Authors: | Carvalho, Willer Luciano |
Orientador(es):: | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto:: | Transportes - planejamento Educação rural Transportes - logística |
Issue Date: | 23-Apr-2012 |
Data de defesa:: | 12-Dec-2011 |
Citation: | CARVALHO, Willer Luciano. Metodologia de análise para a localização de escolas em áreas rurais. 2011. xiv, 209 f., il. Tese (Doutorado em Transportes Urbanos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Abstract: | A educação do campo no Brasil foi, por muito tempo, negligenciada pelas políticas públicas, levando aos estudantes das áreas rurais do país, a necessidade de um esforço extra para garantirem seu direito à educação. Algumas políticas adotadas, tais como a nucleação das escolas das áreas rurais, que promoveu o fechamento de escolas e a concentração dessas em pontos específicos nos municípios, distanciou ainda mais os estudantes que residem em áreas rurais das escolas. Dessa forma, os mais de 7 milhões de estudantes brasileiros que residem no campo passaram a ter que realizar longos deslocamentos para conseguirem acessar as escolas. Deslocamentos esses, que chegam a mais de 250 quilômetros, correspondendo a cerca de 4 horas de viagem no trajeto casa/escola. Assim, a dependência do serviço gratuito oferecido pelo ente público de transporte escolar rural foi extremamente intensificado. Com isso, para garantir um melhor acesso e reduzir as distâncias até as unidades de ensino, é necessário melhor localizar as escolas dentro do território nacional. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de análise da localização de escolas em áreas rurais, a fim de reduzir as distâncias de deslocamento dos alunos. Para tal, fundamentou-se a metodologia proposta nos princípios e conceitos existentes na Economia Regional e nas Teorias da Localização. Tais conceitos permitiram agregar na metodologia as características e particularidades existentes no meio rural, no sistema educacional e no serviço de transporte escolar rural. Para a avaliação da metodologia, o indicador proposto foi implementado para o Brasil, e para cada região do país, a partir de uma pesquisa de campo, onde 225 questionários foram preenchidos, com atores relacionados com o sistema educacional e o transporte escolar. E ao final, foi realizado um estudo de caso no município de Lajeado – TO, para a validação da metodologia de localização, considerando as 18 rotas que atendem os alunos da área rural. Dessa forma, pôde-se constatar que a metodologia é apropriada para os objetivos do trabalho, e que a mesma pode ser aplicada em qualquer município do país. E isso é aconselhável, pois pretende-se embutir na formulação do índice de localização de escolas rurais, os fatores locacionais que condizem com a realidade da área de estudo. Além disso, a metodologia se mostrou apropriada para não só avaliar a localização de implantação de novas unidades de ensino, mas também, analisar a localização atual das escolas já existentes. Assim, a metodologia fornece aos tomadores de decisão subsídios objetivos para a definição da melhor opção locacional para uma unidade de ensino. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The rural education in Brazil has been long neglected by the public policies, taking the need for an extra effort by students from rural areas around the country to ensure their right to education. Some policies adopted, such as nucleation of schools in rural areas, which promoted the closing of some schools and their concentration in specific points in the municipality territory, distanced the living students in rural areas from their schools. Thus, over seven million Brazilian students, residing in the rural areas, have to make more long journeys to gain access to schools. These journeys could reach more than 250 km long, corresponding to about 4 hours of travel between home/school. In this way the dependency created with the use of free public service of rural school transportation was extremely intensified. Thus, to ensure better access and reducing the distances to the education units, it is necessary to find the best location of schools in the country. In face to the exposed, this study aims to develop a methodology for analyzing the location of schools in rural areas in order to reduce the journey distances to the students. As way to this purpose, the methodology was based on the principles and concepts proposed in Regional Economics and the Location Theory. These concepts will allow aggregating in the methodology the characteristics and circumstances existing in rural areas, in education, and in the school transport service in rural areas. To the methodology evaluation, the proposed indicator was implemented in Brazil, and for each region of the country, from a field study, where 225 questionnaires were completed, with actors related to the educational system and school transport. Finally, a case study was made in the city of Lajeado - TO, to validate the methodology in its 18 routes that serve students in rural areas. It was found that the methodology is appropriate for the purposes of work, and that it can be applied to any cities in the country. And the purposed methodology is advisable to embed the location index of rural schools, because the locational factors are consistent with the reality of the study area. In addition, the methodology proved to be suitable not only for evaluating the location of deployment of new schools, but also to evaluate the current location of existing schools. Thus, the methodology provides to the decision makers new subsidies for the purposes of the best locational option definition for an educational unit. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.