Skip navigation

Navegando por Assunto Ciências - estudo e ensino

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 21 a 40 de 49 < Anterior   Próximo >
Data de publicaçãoData de defesaTítuloAutor(es)Orientador(es)Coorientador(es)
17-Jun-201014-Dez-2007A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de físicaCoimbra, Sandra GonçalvesLaranjeiras, Cássio Costa-
18-Nov-20147-Jul-2014Formação inicial de professores de ciências e de biologia : contribuições da divulgação científicaSilva, Thatianny Alves de LimaZancul, Mariana de Senzi-
17-Jun-2010Dez-2009Higiene e representação social : o sujo e o limpo na percepção de futuros professores de CiênciasSacramento, Mercia HelenaCarneiro, Maria Helena da Silva-
Abr-2005-História e filosofia das cências no ensino de BiologiaCarneiro, Maria Helena da Silva; Gastal, Maria Luiza de Araújo--
18-Mai-20222-Dez-2021As influências antrópicas no ciclo da água: uma proposta para a literatura infantilBarreiro, Fernanda NeriBaptista, Gustavo Macedo de Mello-
9-Mai-20181-Dez-2017“Metamorfose ambulante” : proposta de um professor no exercício de sua prática em sala ambiente no ensino fundamentalPeixoto, Daniel BispoGauche, Ricardo-
10-Jul-201914-Dez-2018Método Dialógico, Descritivo e Acessível – DDA : uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da escola inclusivaLavorato, Simone UlerMól, Gerson de Souza-
23-Jun-2022-Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPECAmaral, Diana Stefanny Santos; Rotta, Jeane Cristina Gomes--
7-Jan-2010Dez-2008O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender CiênciasPorto, Franco de SallesZimmermann, Erika-
23-Nov-2009Dez-2006O uso de casos históricos no ensino de física : um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuoPortela, Sebastião Ivaldo CarneiroLaranjeiras, Cássio Costa-
11-Jan-201015-Dez-2006O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aulaPaula, Ronaldo César de OliveiraLaranjeiras, Cássio Costa-
15-Jul-201131-Jan-2008O uso do processo de ensino pelo questionamento em conteúdos de eletricidade em nível de ensino médioBueno, Murilo NogueiraSousa, Célia Maria Soares Gomes de-
2019-Organização curricular na perspectiva Freire-CTS : propósitos e possibilidades para a educação em ciênciasAlmeida, Eliane dos Santos; Gehlen, Simoni Tormöhlen--
21-Nov-201129-Jul-2011Os animês e o ensino de ciênciasSilva, Samantha de Assis eCarneiro, Maria Helena da Silva-
29-Dez-20148-Nov-2014Percepções de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais sobre uma unidade didática acerca da humanização das ciências com base nos estudos de Gregor Mendel sobre a hereditariedadeMelo, Juliana Ricarda deFerreira, Louise Brandes Moura-
26-Abr-201913-Set-2018Uma prática dialógica com aproximações da educação CTS : propostas emancipatórias no estágio dos licenciandos em ciências biológicasAraújo, Wanna Santos deSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
2002-Problemas metodológicos em historiografia da CiênciaAbrantes, Paulo Cesar Coelho--
25-Jan-201010-Dez-2008Produção de histórias infantis científicas no curso de PedagogiaEvangelista, Paula Cristina QueirozZimmermann, Erika-
1-Out-2009Dez-2008Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamentalSantana, Valéria RaquelSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
3-Fev-201726-Ago-2016Radiação eletromagnética e Radioatividade : uma abordagem em aulas de Química do Ensino Médio em busca da (re)significação do conhecimento dos alunosFurtado, Liliane PereiraMachado, Patrícia Fernandes Lootens-