http://repositorio.unb.br/handle/10482/9602
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_SamanthaAssisSilva.pdf | 7,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os animês e o ensino de ciências |
Autor(es): | Silva, Samantha de Assis e |
Orientador(es): | Carneiro, Maria Helena da Silva |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Prática de ensino Desenho animado |
Data de publicação: | 21-Nov-2011 |
Data de defesa: | 29-Jul-2011 |
Referência: | SILVA, Samantha de Assis e. Os animês e o ensino de ciências. 2011. 212 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar em que medida os animês (desenhos animados japoneses) podem auxiliar na aprendizagem significativa de conceitos científicos. Escolhemos essa temática com base na apreciação das crianças e dos jovens à mídia, especialmente TV e vídeo, e na expansão da cultura japonesa, principalmente com os mangás e animês. Desenvolvemos uma sequência de ensino que foi aplicada aos alunos do 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental da Zona Rural do Gama, pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Exibimos e discutimos o episódio ―Deep City‖ do animê Astro Boy. Os conceitos trabalhados eram relacionados à nutrição vegetal. Para estimular a participação dos alunos e incentivar os debates, iniciamos todas as aulas com questões formuladas a partir de cenas do episódio assistido, nas quais podíamos discutir os temas que seriam trabalhados em sala. Além disso, fizemos outras atividades, como leituras e trabalhos em grupo, com o objetivo de desenvolver em conjunto as habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais. Os alunos relataram que as aulas tornaram-se mais divertidas com o uso do animê e das atividades geradas a partir de seu uso. Conseguimos inserir contexto de lazer do desenho nas aulas e, com isso, favorecer a aprendizagem significativa de conceitos relacionados à nutrição vegetal e desenvolver algumas habilidades procedimentais e atitudinais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study had the goal to verify in what measure the Japanese animation (anime) can help with the meaningful learning of scientific concepts. We choose this theme based on the appreciation that children and teenagers have for the media, especially TV and Video, and Japanese culture expansion, mostly with the mangas and animes. We developed a teaching sequence that was delivered to students in the grade seven of an elementary school in a rural zone of Gama, which belongs to Distrito Federal‘s Secretary of State of Education. We showed and discussed ―Deep City‖ an episode from the anime ―Astro Boy‖. The concepts were related to vegetal nutrition. To stimulate the participation of the students and to motivate the debate, we began all classes with questions based on some scenes from the above mentioned episode. In addition, we did other activities like reading and group works with the goal of developing the conceptual, procedural and attitudinal skills at the students. The students reported that the lessons became more fun with the use of the anime and the activities generated from its use. We managed to insert the leisure context of the anime into the class, and with this, help the meaningful learning of some concepts related to vegetal nutrition and develop some procedural and attitudinal skills. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.