Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53380
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_CativeiroeaMesseTerras.pdf.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O cativeiro e a messe nas terras do ouro : escravidão e catolicismo nas Minas coloniais 1700-1764
Autor(es): Pereira, Marcos Aurélio de Paula
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2418-8215
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Escravidão - Minas Gerais - história
Catolicismo - Minas Gerais - História
Escravidão e Igreja - Igreja Católica
Data de publicação: 2025
Editora: Universidade de Brasília, Departamento de História
Referência: PEREIRA, Marcos Aurélio de Paula. O cativeiro e a messe nas terras do ouro: escravidão e catolicismo nas Minas coloniais 1700-1764. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de História, 2025. E-book (205 p., il.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/687.
Resumo: "O livro que aqui se apresenta em publicação da editora Caliandra vinculada ao Instituto de Ciências Humanas/ ICH da Universidade de Brasília, é resultado de minha dissertação de mestrado defendida em 2002 na Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG e que foi revisada e atualizada para publicação. Essa dissertação aconteceu sobre a orientação da professora daquela casa, agora aposentada, Adalgisa Arantes Campos e contou com uma bolsa CNPq por um ano, com a qual pude me manter em Belo Horizonte, nos meses finais de escrita. Sempre serei grato por sua amizade Adalgisa. À época havia muitas pesquisas sobre a forma de viver, socializar, resistir e sobreviver dos cativos escravizados no Brasil e, em especial, sobre as Minas Gerais setecentistas, então conhecida, no seu alvorecer, como a capitania das Minas do ouro. A problemática que motivou a pesquisa surgiu ainda em 1993, o que pode ser conferida na epígrafe um tanto quanto “forte e dramática” – nas palavras de minha orientadora Arantes – na qual eu buscava entender como os escravos das terras auríferas, especificamente das principais comarcas do início do setecentos, passavam por um processo de conversão ao catolicismo."
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Licença: (CC BY NC ND) Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.