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Título: (Re)significando a vulnerabilidade no campo : diálogos entre saúde bucal e processos participativos como dispositivo de reflexão
Autor(es): Vitoriano, Pedro Henrique Santos
Orientador(es): Biato, Emília Carvalho Leitão
Assunto: Vulnerabilidade em saúde
População rural
Saúde bucal
Saúde coletiva
Educação em saúde
Data de publicação: 25-nov-2025
Referência: VITORIANO, Pedro Henrique Santos. (Re)Significando a Vulnerabilidade no Campo: diálogos entre Saúde Bucal e processos participativos como dispositivo de reflexão. 2025. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A discussão sobre vulnerabilidade em saúde no contexto das populações do campo demanda a consideração de fatores históricos, sociais e culturais que estruturam desigualdades e limitam o acesso a direitos fundamentais. Inseridas em territórios marcados por precariedades institucionais e por invisibilidades políticas, essas populações enfrentam múltiplos desafios que repercutem nas formas de cuidar e ser cuidado. Este estudo teve como objetivo analisar como práticas educativas que articulam participação, linguagem e sensibilidade territorial podem contribuir para o fortalecimento do cuidado em saúde bucal junto a grupos socialmente vulnerabilizados, por meio da análise otobiográfica, que propõe uma escuta das narrativas, reconhecendo o sujeito como produtor de sentido a partir de sua própria experiência. Trata-se, portanto, de uma abordagem qualitativa, ancorada na articulação entre fundamentos teórico-conceituais da vulnerabilidade e saúde e uma experiência pedagógica desenvolvida por meio de uma Oficina de educação em saúde. Essa estratégia buscou provocar processos de reflexão crítica, expressão simbólica e criação coletiva de sentidos sobre o cuidado, a partir da escuta de narrativas e da produção estética dos participantes. Os resultados evidenciam que práticas formativas que rompem com modelos prescritivos e verticais, promovem deslocamentos significativos na forma como os sujeitos se percebem em relação ao cuidado em saúde bucal. Emergiram narrativas que revelam experiências de exclusão, resiliência e pertencimento, além de tensionamentos em torno de discursos técnicos hegemônicos. Sendo assim, a incorporação de metodologias participativas e sensíveis ao território é essencial para a elaboração de estratégias de cuidado que reconheçam as singularidades dos sujeitos e favoreçam a justiça social. Outrossim, a valorização dos saberes locais, aliada ao compromisso com a escuta e com a transformação das condições de vida, mostrou-se como um caminho potente para o enfrentamento das desigualdades em saúde bucal nos territórios do campo.
Abstract: The discussion on health vulnerability in the context of rural populations demands consideration of historical, social and cultural factors that structure inequalities and limit access to fundamental rights. Inserted in territories marked by institutional precariousness and political invisibility, these populations face multiple challenges that have repercussions on the ways of caring and being cared for. This study aimed to analyze how educational practices that articulate participation, language and territorial sensitivity can contribute to strengthening oral health care among socially vulnerable groups, through otobiographical analysis, which proposes listening to narratives, recognizing the subject as a producer of meaning based on his or her own experience. It is, therefore, a qualitative approach, anchored in the articulation between theoretical-conceptual foundations of vulnerability and health and a pedagogical experience developed through a health education workshop. This strategy sought to provoke processes of critical reflection, symbolic expression and collective creation of meanings about care, based on listening to narratives and the aesthetic production of the participants. The results show that training practices that break with prescriptive and vertical models promote significant shifts in the way individuals perceive themselves in relation to oral health care. Narratives emerged that reveal experiences of exclusion, resilience and belonging, in addition to tensions around hegemonic technical discourses. Therefore, the incorporation of participatory and territory-sensitive methodologies is essential for the elaboration of care strategies that recognize the singularities of individuals and promote social justice. Furthermore, the appreciation of local knowledge, combined with the commitment to listening and transforming living conditions, proved to be a powerful path to addressing oral health inequalities in rural territories.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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