Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53165
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RafaelLimaMeirelesDeQueiroz_TESE.pdf97,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os virtuosos traços da fé : engenho e decoro na iconografia de Santa Teresa d'Ávila entre a Roma seiscentista e o Recife setecentista
Autor(es): Queiroz, Rafael Lima Meireles de
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Arte sacra
Decoro
Engenhosidade
América portuguesa
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: QUEIROZ, Rafael Lima Meireles de. Os virtuosos traços da fé: engenho e decoro na iconografia de Santa Teresa d'Ávila entre a Roma seiscentista e o Recife setecentista. 2025. 297 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Entre 1760 e 1761, a Ordem Terceira do Carmo do Recife encomendou ao ateliê de João de Deus e Sepúlveda um vasto conjunto de painéis que retratam episódios da vida de Santa Teresa d’Ávila. Baseadas em gravuras hagiográficas produzidas entre os séculos XVII e XVIII na Europa, essas imagens passaram por um processo de adaptação iconográfica ao contexto colonial. A presente pesquisa analisou comparativamente essas pinturas e suas matrizes gráficas, identificando rupturas, estratégias de ressignificação e permanências significativas que evidenciam a engenhosidade dos artífices do Recife diante das exigências do decoro e das sensibilidades devocionais da América portuguesa. O estudo ainda discute o papel dessas imagens na disseminação do catolicismo e na formação da sociedade colonial, contribuindo para o debate teórico-metodológico sobre a arte sacra e propondo um caminho de análise atento às especificidades do território luso-brasileiro.
Abstract: Between 1760 and 1761, the Third Order of Carmelites in Recife commissioned the workshop of João de Deus and Sepúlveda to produce a vast series of panels depicting episodes from the life of Saint Teresa of Ávila. Based on hagiographic engravings produced in Europe between the 17th and 18th centuries, these images underwent a process of iconographic adaptation to the colonial context. This research offers a comparative analysis of the paintings and their graphic sources, identifying ruptures, strategies of reinterpretation, and significant continuities that highlight the ingenuity of Recife’s artisans in responding to the demands of decorum and the devotional sensibilities of Portuguese America. The study also discusses the role of these images in the dissemination of Catholicism and the shaping of colonial society, contributing to the theoretical-methodological debate on sacred art and proposing an analytical approach attentive to the specificities of the Luso-Brazilian territory.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.