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dc.contributor.advisorOliva, Anderson Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorMartins, Maria Eduarda Durãespt_BR
dc.date.accessioned2025-11-18T20:18:42Z-
dc.date.available2025-11-18T20:18:42Z-
dc.date.issued2025-11-18-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Eduarda Durães. De ladrão a dono do lugar. ancestralidade e afrofuturismo na obra de Djonga. 2025. 265 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53164-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2025.pt_BR
dc.description.abstractReferenciada nos estudos africanos, afrodiaspóricos e no afrofuturismo - como área de pesquisa e atuação interdisciplinar dos estudos do (ou sobre o) futuro -, esta dissertação tem como objetivo analisar como Gustavo Pereira Marques, mais conhecido como Djonga constrói um diálogo entre obra artística e conhecimento histórico, a partir dos seus álbuns Ladrão (2019) e O Dono do Lugar (2022), refletindo, interpretando e ressignificando algumas experiências históricas em seu contexto enquanto artista afro-brasileiro. Amparada nos conceitos de Ancestralidade e Afrofuturismo, como movimentos plurais, e questionando-me sobre o tempo e as temporalidades como marcadores de processos históricos, busco compreender como o artista Gustavo Marques é representativo ao Movimento Negro e como a sua produção pode ser classificada no campo do Afrofuturismo ao arquitetar futuros possíveis, usando uma lente cultural, interpretativa e histórica negra. Defendo a noção de que é a ancestralidade e o afrofuturismo, por meio do tempo espiralar, que permitem que o Djonga caminhe artisticamente entre a figura de ladrão e a de o dono do lugar, considerado nessa pesquisa mais que a nomenclatura das suas obras a serem analisadas, como também uma afirmação de si e de suas intencionalidades enquanto sujeito histórico, cultural, artístico e político.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDe ladrão a dono do lugar : ancestralidade e afrofuturismo na obra de Djongapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMovimento negropt_BR
dc.subject.keywordAncestralidadept_BR
dc.subject.keywordAfrofuturismopt_BR
dc.subject.keywordDjonga (Cantor)pt_BR
dc.subject.keywordTemporalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Drawing on African and Afro-diasporic studies, and Afrofuturism—as an interdisciplinary field of research and practice in studies of (or about) the future—this dissertation aims to analyze how Gustavo Pereira Marques, better known as Djonga, constructs a dialogue between artistic work and historical knowledge, based on his albums "Ladrão" (2019) and "O Dono do Lugar" (2022), reflecting, interpreting, and resignifying certain historical experiences within his context as an Afro-Brazilian artist. Supported by the concepts of Ancestrality and Afrofuturism as plural movements, and questioning time and temporalities as markers of historical processes, I seek to understand how the artist Gustavo Marques is representative of the Black Movement and how his work can be classified within the field of Afrofuturism by architecting possible futures, using a Black cultural, interpretive, and historical lens. I defend the notion that it is ancestry and Afrofuturism, through spiraling time, that allow Djonga to artistically walk between the figure of a thief and that of the owner of the place, considered in this research more than the nomenclature of his works to be analyzed, but also an affirmation of himself and his intentions as a historical, cultural, artistic and political subject.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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