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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53127
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Title: Determinação do Índice de Perturbação da Força Aerodinâmica para análise dos efeitos de vizinhança em edifícios altos submetidos à ação do vento
Other Titles: Determination of the Aerodynamic Force Disturbance Index for analysis of neighborhood effects in tall buildings subjected to wind action
Authors: Villoslada, Gabriela
Orientador(es):: Brito, José Luís Vital de
Coorientador(es):: Pantoja, João da Costa
Assunto:: Efeito de vizinhança
Confiabilidade (Engenharia)
Dinâmica estrutural
Túnel de vento
Issue Date: 17-Nov-2025
Citation: VILLOSLADA, Gabriela. Determinação do Índice de Perturbação da Força Aerodinâmica para Análise dos Efeitos De Vizinhança em Edifícios Altos Submetidos à Ação do Vento. 2025. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: A presença de obstáculos ao redor de um edifício pode interferir no escoamento do vento, modificando a pressão nas fachadas e, consequentemente, as forças e momentos resultantes. Essas interferências podem gerar efeitos de proteção ou aumentar os coeficientes de pressão. Portanto, é fundamental estudar o comportamento do vento em edificações na presença de vizinhança para melhor compreender esses efeitos e garantir a segurança das estruturas. Nesse contexto, torna-se essencial compreender como diferentes configurações de vizinhança influenciam o comportamento do vento em ambientes urbanos. Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de métodos estatísticos e computacionais, o impacto da vizinhança nas forças aerodinâmicas incidentes sobre um modelo de edifício alto do CAARC (Commonwealth Advisory Aeronautical Research Council), utilizando dados experimentais obtidos em túnel de vento. Para isso, é proposto o índice de perturbação da força aerodinâmica (Δβ), que quantifica variações na força aerodinâmica decorrentes da presença de vizinhos. A análise contempla diferentes posições relativas tanto do edifício padrão isolado quanto na presença de vizinhos, considerando a força na direção do vento e na direção transversal ao vento. Através de parâmetros estatísticos, gráficos de distribuição e superfícies de perturbação, identificam-se regiões com maior ou menor impacto, possibilitando correlações com mapas de fatores de vizinhança (MFV). Os resultados demonstram que o índice Δβ é capaz de evidenciar alterações significativas no comportamento aerodinâmico das edificações, oferecendo subsídios para estudos futuros e para o aprimoramento de práticas de projeto em contextos urbanos.
Abstract: The presence of obstacles around a building can interfere with the wind flow, modifying the pressure on the facades and, consequently, the resulting forces and moments. These interferences can generate protective effects or increase the pressure coefficients. Therefore, it is essential to study the wind behavior in buildings on the presence of neighboring structures to better understand these effects and ensure the safety of the structures. In this context, it becomes crucial to understand how different neighborhood configurations influence wind behavior in urban environments. This study aims to analyze, through statistical and computational methods, the impact of the neighborhood on the aerodynamic forces acting on a tall building model from the CAARC (Commonwealth Advisory Aeronautical Research Council), using experimental data obtained in a wind tunnel. For this purpose, the aerodynamic force disturbance index (Δβ) is proposed, which quantifies variations in the aerodynamic force resulting from the presence of neighbors. The analysis considers different relative positions of both the isolated standard building and its presence alongside neighbors, considering forces in both the wind direction and the direction perpendicular to the wind. Through statistical parameters, distribution charts, and disturbance surfaces, regions with greater or lesser impact are identified, enabling correlations with neighborhood factor maps (MFV). The results demonstrate that the Δβ index is capable of highlighting significant changes in the aerodynamic behavior of buildings, offering valuable insights for future studies and for the improvement of design practices in urban contexts.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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